???iracessibilidade???

DISCENTE: KATIUCIA ERMIZA MOREIRA DA SILVA PEREIRA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: AS MANIFESTAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS AFRO-MARANHENSES NO CONTEXTO DA LEI Nº 10.639/2003: um estudo na Unidade de Educação Básica (UEB) Mário Andreazza no Território Liberdade Quilombola
PALAVRAS-CHAVES: Manifestações Culturais. Quilombo Urbano. Educação Escolar Quilombola. Lei nº 10.639/03
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa aborda sobre as manifestações étnico-culturais afro-maranhenses no contexto da Lei nº 10.639/2003 no Quilombo Urbano Liberdade no município de São Luís-Maranhão. O local de pesquisa investigado foi a escola Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, que está localizado no Bairro da Liberdade. O objetivo geral da pesquisa foi investigar sobre as manifestações étnico-culturais afro-maranhenses e afro-brasileiras na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, no Quilombo Urbano da Liberdade, com vista a construir um Caderno de Orientações Pedagógicas Afro-Maranhense à luz da Lei Nº 10.639/03. O questionamento central da pesquisa foi como as manifestações étnico-culturais afro-maranhenses e afro-brasileiras poderia ser trabalhada na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, no Quilombo Urbano da Liberdade por meio de um Caderno de Orientações Pedagógicas Afro-Maranhense à luz da Lei Nº 10.639/03? A Dissertação está dividida em sete seções, a saber: a Introdução; Retrospectiva histórica das legislações brasileiras no contexto racial; Educação Quilombola no Brasil; Manifestações Culturais no contexto da Educação para a Educação para as Relações Étnico-Raciais; As manifestações para culturais do Quilombo Urbano Liberdade; a Unidade de Educação Básica Mário Andreazza no contexto das manifestações culturais afro-maranhense, e por último as Considerações Finais. Na seção que trata da UEB Ministro Mário Andreazza no contexto das manifestações culturais afro-maranhenses, inicialmente descrevemos uma caracterização minuciosa da escola pesquisada, em seguida discorremos sobre o percurso metodológico da Dissertação, depois desenvolvemos as análises e interpretações dos sujeitos da pesquisa articulando os eixos teóricos firmados na investigação e em continuidade descrevemos o produto educacional, que foi um Caderno de Orientações Afro-Maranhenses. O Caderno está composto por cinco capítulos, retirando a Introdução e a Conclusão. Propusemos as atividades em forma de workshops e pedagógicas. Em virtude do Covid-19, não aplicamos o produto educacional na escola selecionada. Nos ancoramos na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA que tornou facultativo a aplicabilidade do produto educacional. As fontes bibliográficas que praticamente deram sustentação a pesquisa foram: Assunção (2012), Cavalleiro (2001), Duarte (2013), Carneiro (2015), Gomes (2017), Schwarcz; Starlng (2015), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevista semiestruturada com a gestora escolar, a coordenadora pedagógica e um docente de História. A pesquisa concluiu que o Caderno de Orientações Pedagógicas sobre as manifestações culturais poderá contribuir para atender ás necessidades de ensino e aprendizagem não só para a UEB Ministro Mário Andreazza, quanto para as demais escolas do Quilombo Urbano Liberdade.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - CLAUDICEA ALVES DURANS - IFMA