???iracessibilidade???

DISCENTE: REGINALDO GARCES SILVA
DATA: 02/10/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: Construção de pertencimento a partir do espaço geográfico: a ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, na comunidade de Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola. Ensino de Geografia. Espaço geográfico. Formação de professores. Topofilia.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa objetiva analisar de que modo o ensino do espaço geográfico aliado à topofilia nas aulas de Geografia, no CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para a construção do sentimento de pertencimento das(os) estudantes e para a valorização da identidade ancestral quilombola, tendo em vista a elaboração de um caderno de orientação didática para docentes de Geografia de Santa Rosa do Pretos, em Itapecuru, Maranhão. Aliado a esse objetivo outros se agregam: a) Mapear elementos das memórias afetivas, subjetividades, vivências das (os) moradoras(es), tais como, estudantes da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, buscando caracterizar de que modo o sentimento de pertencimento a esse lugar (topofilia) é construído por elas (es); b) Compreender de que modo esse mapeamento poderá contribuir para a construção de uma cartografia das emoções, dos símbolos da comunidade de modo a se tornar um manual de orientações didáticas para as aulas sobre espaço geográfico, topofilia e ancestralidades quilombolas; c) Identificar de que modo o ensino do espaço geográfico aliado a topofilia, nas aulas de Geografia do CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para o fortalecimento da identidade ancestral quilombola, bem como para a construção do sentimento de pertencimento dos estudantes da comunidade Santa Rosa dos Pretos; d) Analisar se há nas práticas pedagógicas da professora de Geografia do CEQ Rafaela Pires, e nessa instituição, de modo geral, referências aos estudos, debates da Educação Escolar quilombola inclusiva e antirracista e e) Investigar metodologias didático-pedagógicas de ensino do espaço geográfico aliado a topofilia, com vistas ao combate ao racismo, no CEQ Rafaela Pires. Deste modo, a primeira seção descreve a Introdução, na qual apresentamos as motivações, a relevância, a problematização e os objetivos desta pesquisa. A segunda seção analisa a Educação Escolar Quilombola: contextos e características gerais. A terceira seção aborda o espaço geográfico, lugar e topofilia: tecendo relações, em que abordaremos conceitos de espaço geográfico, lugar e topofilia. A quarta seção discute os passos metodológicos da pesquisa, tais como, a caracterização do CEQ Rafaela Pires, o tipo de pesquisa (qualitativa, estudo de caso instrumental e aplicada), os sujeitos participantes da investigação (professora de Geografia do Ensino Médio), a gestora escolar e os moradores mais antigos da comunidade. Como instrumentos de coletas de dados utilizaremos entrevistas semiestruturadas, questionários, observação sistemática e para análise dos dados adotaremos a análise do conteúdo. E por fim, apresentamos o Caderno de Orientações Didáticas com memórias e mapas de afetos da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos. Nele conterá as propostas de narrativas que podem ser desenvolvidas durantes as aulas de Geografia. A quinta seção apresenta o Plano de Dissertação, o qual descreve as etapas a serem realizadas. A sexta seção descreve o cronograma da pesquisa. A tessitura desta pesquisa está baseada teoricamente nos estudos acadêmicos de Campos (2018), Carril (2017), Munanga (2005), Pimenta (1996), Santos (1987,2006), Souza (2009), Tuan, (1983) dentre outras (os).
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 409.044.663-53 - CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS