???iracessibilidade???

DISCENTE: MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO
DATA: 11/10/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: A construção do conhecimento numérico através da adaptação da Tabela de Pitágoras com alunos do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Matemática; Aprendizagem com tabelas; Registro de Representação Semiótica.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada Registro de Representação Semiótica: A construção do conhecimento numérico através da adaptação da Tabela de Pitágoras com alunos do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral, investigar as aprendizagens presentes no recurso para aprendizagem matemática usando tabela à luz da Teoria das Representações Semióticas com destaque para o valor posicional e conceito numérico de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com vistas a elaborar, uma sequência didática a partir de uma intervenção colaborativa, orientações didáticas que subsidiem os professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa de intervenção pedagógica na vertente colaborativa, com base em Damiani (2012), pretendemos interagir com os professores colaboradores de uma escola da rede municipal de Alcântara (MA) para em colaboração produzirmos orientações. Para a geração de dados usaremos como instrumentos: reuniões pedagógicas, a entrevista narrativa, uma intervenção colaborativa por meio da aplicação da Tabela Zero Mais (TZM) através das vivências nas aulas de matemática com registros dos alunos para posteriores análises e discussões que serão executadas no decorrer do processo investigativo com os professores colaboradores. Para nos ajudar na fundamentação teórica nesse percurso elegemos outros colaboradores como André (2012), D’Amore (2015), Duval (2009), Pimenta (1997), Imbernón (2011), Machado (2003), Moretti (2012), Neres (2013), Pontes e Dionísio (2014), Schimitt e Silva (2017), e Tardif (2014), que nos possibilitam compreender a importância da formação docente e os registro semióticos no processo de alfabetização Matemática. Outros autores que no decorrer do processo apresentam-se necessários para a compreensão da pesquisa. Nesse Projeto de Dissertação apresentaremos apenas seis seções assim distribuídas: a primeira seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção apresentamos como se deu o surgimento da Teoria das Representações Semióticas de Duval. Na terceira sessão apresentamos a Base Nacional Comum Curricular é (BNCC), Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM) para o Ensino Fundamental. Na quarta seção descrevemos a metodologia como percurso para a materialização deste trabalho bem como o produto da pesquisa. Na quinta seção trazemos o Plano de Dissertação, contendo o desenho da pesquisa como um todo, no que conseguimos vislumbrar até aqui. Segue também como última seção o cronograma da pesquisa. A partir da seção teórica produzida, até a apresentação da Tabela da TZM como recurso de aprendizagem numérica para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na Alfabetização Matemática, onde os pontos positivos e negativos que envolvem o uso do recurso serão apresentados no decorrer do processo investigativo.
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Interno - 1063934 - MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ