???iracessibilidade???

DISCENTE: THAYLLON MONTEIRO VELOSO
DATA: 17/10/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A HISTÓRIA LOCAL EM USO : um procedimento didático metodológico para o Ensino de História nos anos Finais do Fundamental no Centro Educacional Pedro Cunha Mendes, em Pedro do Rosário
PALAVRAS-CHAVES: ensino de História; História Local; currículo; didática.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo abordar criticamente o ensino de História a partir da História Local, como conteúdo e metodologia de ensino para os anos finais do Ensino Fundamental. Neste aspecto, aqui pretendemos analisar os documentos e bases curriculares e o que eles afirmam ou consideram acerca da História Local. Todavia, sobre esse ponto-chave, observamos como pressuposto inicial que o ensino de História Local está mais direcionado aos anos iniciais do Fundamental. Com isto, refletimos como tratar o ensino de História Local para os anos finais diante de uma BNCC (2017) e DTCMA (2017). Tais documentos tratam do ensino de História e até consideram o ensino de História Local, mas pouco dizem em relação a forma de ensinar essa História; na medida em que os próprios livros didáticos que são produzidos em outras regiões não se direcionam a atividades articuladas com esse modelo de ensino. Com isto, trataremos de produzir o produto educacional, um Caderno Temático: História Local de Pedro Do Rosário a partir das memórias orais dos entrevistados, e fontes documentais escritas (como a lei de emancipação do município e site do IBGE), com propostas de atividades para o ensino de história. Este trabalho está organizado em 4 partes: na primeira, tratamos dos aspectos curriculares do ensino de História e da História Local; na segunda, tratamos dos aspectos didático-metodológicos do ensino de História Local; na terceira, darmos efetividade à pesquisa desenvolvida na escola Pedro Cunha Mendes. Assim, abordarmos um pouco a cidade de Pedro do Rosário, na qual a escola está localizada, bem como a escola e sua organização, e o ensino de História nesse ambiente educacional; por último, a organização do produto educacional fruto da pesquisa. Em suma, este trabalho tem sua considerável importância na medida em que se propõe, a partir de uma revisão na literatura sobre a temática do ensino de História Local e problematização das bases e currículos de História, a desenvolver práticas de ensino de História que aproximem os conteúdos curriculares à realidade local, cultural e social dos alunos. As principais fontes bibliográficas: Barros (2013); Bergmann (1990) Bittencourt 2003); Cerri (2011); Freire (1997); Gonçalves (2007); Goodson (1995); Libâneo (1994); Tardif (2014); Vygostsky (1989).
Presidente - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA