Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID BARBOSA DA COSTA
2023-09-26 00:51:57.671
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID BARBOSA DA COSTA
DATA: 18/10/2023
HORA: 14:30
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: CLIL AND STORYTELLING INTEGRATED INSTRUCTIONS: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO IEMA INTEGRAL BILÍNGUE
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo. Educação Bilíngue. Currículo Integrado Bilingue. Formação
Docente
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação oferece uma revisão dos pressupostos teóricos que fundamentam o
bilinguismo e a educação bilíngue, além de investigar o bilinguismo e a educação bilíngue
a partir da perspectiva Content and Language Integrated Learning (CLIL), com intuito de
confeccionar um e-book com uma sequência didática de caráter prático, baseada na
abordagem CLIL, com ênfase na interdisciplinaridade e culminância em Storytelling, que
auxilie na execução do currículo integrado no 1° ano do Ensino Fundamental do IEMA
Integral Bilíngue e de outras escolas da Rede Estadual de Educação do Maranhão. A
pesquisa se faz necessária devido à pluralidade linguística do Brasil. Acrescenta-se a isto,
o aumento do número de escolas bilíngues nos centros urbanos do país. Mediante o
exposto, no que tange à metodologia da investigação, realizamos uma pesquisa
bibliográfica e documental com o propósito de fundamentar o estudo, buscando
compreender os fenômenos observados in loco durante os momentos de planejamento e
realização das atividades propostas; questionários estruturados com professores e
demais agentes escolares e registro de desempenho dos alunos. Do ponto de vista da
abordagem, optou-se pela qualitativa, que fornece dados mais detalhados sobre a rotina
de tempo integral, o período de adaptação das crianças, o acolhimento dos professores e
eventuais problemas que possam ser detectados. A escolha pelos anos iniciais do Ensino
Fundamental considerou pesquisas sobre a melhor idade para a proposta de uma Escola
Bilíngue. Segundo Lennenberg (1967), a idade crítica para a aprendizagem de uma língua
estrangeira situa-se entre os 21 meses e 12 anos de vida da criança e que a partir dos 14
anos a capacidade de assimilação e aprendizagem do ser humano começa a diminuir
gradativamente, exigindo maior dedicação do aluno e do professor. Após escolhido o
público a ser atendido, definiu-se a escola, bem como os critérios utilizados que foram:
uma comunidade carente de escolas de Ensino Fundamental; crianças em situação de
vulnerabilidade e um prédio que estivesse sendo subutilizado, cujos alunos pudessem
migrar para outras escolas próximas sem que houvesse prejuízos. Como resultado da
proposta emergiu a preocupação em desenvolver um currículo que atendesse às
exigências legais em âmbito nacional: LDB, BNCC e Documento Curricular do Território
Maranhense (DCTM), que contemple a integração dos componentes curriculares
ministrados na língua adicional devidamente distribuídos em sua carga horária (BRASIL,
1996; BRASIL, 2018; MARANHÃO, 2019); em buscar profissionais qualificados ou
dispostos a se qualificar e desconstruir ideias tradicionais para pensar em novas
metodologias e abordagens que alcancem crianças tão jovens durante o dia inteiro, sem
sobrecarregar os profissionais da escola.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA