???iracessibilidade???

DISCENTE: GEÓRGIA FERNANDA DO NASCIMENTO ROCHA
DATA: 19/10/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de intervenção no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural; São Luís-MA
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de intervenção no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luís, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral compreender os desafios e as perspectivas teórico-práticas sobre a Educação Patrimonial no IEMA, com vista a elaborar, a partir de uma intervenção colaborativa com sugestões de metodologias que possam contribuir na prática docente em relação a educação patrimonial. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, com o intuito de obter um amplo alcance de informações, além de possibilitar na construção conceitual que envolve o objeto de estudo. Contudo pretendemos interagir com os professores de história do Ensino Médio do turno matutino da rede estadual de São Luís -MA para em colaboração produzirmos coletivamente tais orientações. Optamos para a coleta de dados os instrumentos como: reuniões pedagógicas, entrevista semiestruturada, direcionadas aos sujeitos da pesquisa que são os professores de história do IEMA. Para nos auxiliar na fundamentação teórica nesse trabalho elegemos alguns autores como: Freire (2011), Gonçalves (2014), Horta, Grunberg, Monteiro (1999), Teixeira (2008), Bittencourt (2018), no qual abordam sobre as concepção de educação patrimonial e sua importância de ser explanada e valorizada na Escola em todas as disciplinas, da área de Humanas, Linguagens e Exatas. Nessa etapa do projeto de Dissertação apresentamos apenas 5 (cinco) seções assim distribuídas: a primeira seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção apresentamos as concepções de educação patrimonial e patrimônio cultural, dividido em subseções onde enfocam sobre a educação patrimonial e suas relações com a cultura e patrimônio cultural fazendo uma breve exposição sobre a legislação para a valorização do patrimônio. Na terceira sessão é realizado um breve levantamento sobre o contexto histórico de São Luís e a educação patrimonial durante esse trajeto histórico. Na quarta sessão descrevemos o percurso metodológico para a construção deste trabalho como também sobre o produto da pesquisa, na quinta e última sessão segue o cronograma da pesquisa no qual demonstra o percurso percorrido e onde e quando pretendemos concluir o tempo da pesquisa.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE