???iracessibilidade???

DISCENTE: SILVANILDE DE JESUS FERREIRA MATOS SANTOS
DATA: 13/11/2023
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NA PERSPECTIVA DIALÓGICA BAKHTINIANA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Produção textual. Dissertação-argumentativa. Sequência didática. Dialogismo de Bakhtin. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa de intervenção pedagógica colaborativa trata da produção de texto dissertativo-argumentativo na perspectiva dialógica bakhtiniana na aula de Língua Portuguesa no ensino médio. O objetivo geral é investigar o trabalho pedagógico sobre produção de textos dissertativos-argumentativos nas aulas de Língua Portuguesa na 1.ª série do ensino médio de uma unidade educacional em São Luís do Maranhão com vista a promoção de um processo de reflexão sobre a prática pedagógica com base na concepção dialógica bakhtiniana para a produção de um Livro com Propostas de Sequências Didáticas sobre textos dissertativos-argumentativos que possam contribuir com a melhoria das habilidades de leitura e escrita dos discentes do ensino médio. As principais fontes bibliográficas são dos teóricos: Bakhtin (1985), Vygotsky (1987), Geraldi (1984-2023), Volóchinov (2017); Tardif (2002), Freire (1979, 1987, 2002, 2009) entre outros. A questão problema incide em saber: Como sequências didáticas voltadas para o ensino de produção de textos do gênero dissertativo-argumentativo podem contribuir para a melhoria das habilidades de leitura e escrita dos discentes do ensino médio? Os sujeitos da pesquisa serão a docente e os alunos da 1.ª série do ensino médio. Os instrumentos de coleta de dados serão: questionário, entrevista, observação, portfólio e o diário de bordo. O estudo agora está organizado nas seguintes sete seções: A primeira seção é a introdução, na qual apresentamos a justificativa da escolha do objeto, o objeto, as contribuições acadêmicas e sociais para a educação do Estado do Maranhão e demais que tiverem interesse por esta pesquisa. A segunda seção trata dos Fundamentos conceituais norteadores da concepção de Bakhtin. A terceira seção aborda o conceito de texto e atividade para a produção de texto dissertativo-argumentativo à luz da teoria de Bakhtin. A quarta seção, trata da do processo da ação-reflexão-ação ao longo da formação docente. Em seguida a quinta seção traz os caminhos metodológicos que pretendemos seguir e a descrição do Produto da pesquisa. Na sexta seção descrevemos o Plano da Dissertação e por fim, na sétima seção mostramos o Cronograma das atividades da pesquisa. Os resultados serão com base na aplicação dos instrumentos e das sequencias didáticas experimentadas pelos sujeitos colaboradores.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA