???iracessibilidade???

DISCENTE: EDILENE NASCIMENTO DINIZ
DATA: 14/12/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB, BLOCO A, SALA 203 - CCSo
TÍTULO: COMPETÊNCIAS SOCIOCOGNITIVAS PARA O ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. Competências sociocognitivas. Metodologias de ensino. Educação Inclusiva
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investigou o processo de ensino de estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual com foco nas competências sociocognitivas, com vistas à construção de um E-book com propostas didático-pedagógicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada com foco exploratório, abordagem qualitativa, cujos procedimentos foram do tipo intervenção pedagógica. Assim, o local da pesquisa foi a Unidade Integrada Jarbas Passarinho, localizada no município de Raposa/MA. Os participantes da pesquisa foram três professoras do ensino fundamental anos finais e uma supervisora pedagógica, os instrumentos da pesquisa foram entrevistas semiestruturadas e questionários, disponibilizados por meio da plataforma Google Forms no seu formato de formulário. Os resultados demonstraram que todas as professoras afirmaram possuir conhecimentos sobre as especificidades e desenvolvimento dos estudantes com T.D.I., além de revelarem que utilizam metodologias para o ensino visando o desenvolvimento das competências sociocognitivas, duas professoras ainda enfatizaram que têm dificuldades em desenvolvê-las, embora tenham enfatizado que não possuem orientações, ferramentas e conhecimentos específicos na área da Educação Especial centradas nas competências sociocognitivas para o ensino na sala comum do ensino regular. Quanto a utilização de recursos didáticos, as professoras afirmaram que não estão disponíveis, fato que limita a aplicação de metodologias frente às necessidades dos estudantes na sala comum. Com base nessas constatações, como contribuição principal, propomos na construção do E-book com foco nas competências sociocognitivas visando a inserção de elementos importantes para subsidiar a relação teoria e prática. Com a pesquisa foi possível constatar a necessidade da implementação políticas públicas de educação inclusiva na realidade investigada, além da importância de ampliar os programas de formação continuada que evidenciem temáticas quanto às competências sociocognitivas, assim como, de habilidades inerentes ao processo de desenvolvimento de estudantes com T.D.I.
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU