???iracessibilidade???

DISCENTE: MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES
DATA: 14/11/2023
LOCAL: SALA 204, BLOCO E, CCSo
TÍTULO: QUÍMICA POR MEIO DE IMAGENS: a fotografia com enfoque na Educação Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais e Química; Educação Ambiental crítica; EJA - Ensino Médio; Fotografia no Ensino de Química; Metodologia de Resolução de Problemas.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação tem foco na arte fotográfica como alternativa dinamizadora em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para a Educação Ambiental crítica, na perspectiva freiriana, aplicada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi investigar o processo ensino-aprendizagem de Química, em escolas da Rede Estadual do Maranhão, que ofertam a EJA Presencial – Ensino Médio, em Imperatriz, sobre o uso de fotografias para articulação de conhecimentos científicos problematizados na prática social para a Educação Ambiental crítica, com vistas à elaboração do Produto Educacional de Pesquisa, materializado como um fotolivro digital para a formação crítica e ecológica, É uma pesquisa de intervenção na Educação, com abordagem qualitativa, tendo como colaboradores 10 professores de Química que atuaram na EJA, no ano de 2022. Utilizamos a entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, que foram analisados por Análise Textual Discursiva (ATD), na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados foram apresentados em três metatextos, estruturados/fundamentados em uma escrita criativa, a partir de categorias emergentes, por análises descritivas/discursivas para intervenções nos discursos sociais investigados: no metatexto 1, traçamos um panorama sobre o ensino-aprendizagem de Química na EJA, as metodologias e recursos de ensino utilizados, principais dificuldades e especificidades dos sujeitos da modalidade; no metatexto 2, abordamos a necessidade de formação cidadã e ecológica na EJA, por contribuir para posturas ético-críticas de seus sujeitos, a partir das percepções docentes observadas sobre Educação Ambiental (EA), com predomínio em concepções naturalistas, conservacionistas e antropocêntricas; no metatexto 3, destacamos a importância dos recursos imagéticos no aprendizado de Química e as possíveis habilidades, pela perspectiva docente, que podem ser desenvolvidas com uso de fotografias para Educação Ambiental crítica. O fotolivro digital “Riacho Santa Teresa: um olhar investigativo/crítico para os nossos riachos, a partir de fotografias”, com Metodologia de Resolução de Problemas, foi produzido para aplicabilidade no contexto escolar da EJA.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo à Instituição - Luciana Nobre de Abreu Ferreira - UFSCAR