???iracessibilidade???

DISCENTE: ARTEANE GOMES DE SOUSA
DATA: 04/12/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Construindo uma intervenção pedagógica para orientar o ensino em uma creche pública
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista, Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil, Educação, Formação de Professor
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto tem por objetivo investigar as ações relacionadas à avaliação do desenvolvimento de crianças de até 5 anos de idade com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o intuito de propor intervenções educacionais com professores em apoio a educação inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista, fundamentada na Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil (SGS II), com vistas à construção de um aplicativo (AVATEA), que possa auxiliar os professores do ensino regular de uma escola de educação infantil da Rede Municipal de São Luís-MA. Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de acordo com a abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa. Quanto aos objetivos, é definida como exploratória e descritiva por se tratar de investigações com base em objetivos. Quantos aos procedimentos, caracteriza-se como participante, do tipo intervenção. O local de investigação será a escola de educação infantil, Frederiquinho, uma escola municipal no bairro do São Francisco em São Luís-MA. Terá como participantes na intervenção, os professores do ensino regular e o professor da sala de recurso. Os instrumentos para coleta de dados serão questionários e entrevistas semiestruturadas conforme a técnica de análise de conteúdo. Este projeto está organizado em sete seções, sendo que na primeira, a introdução expõe a temática pesquisada, discute-se a relevância e a justificativa do objeto de estudo escolhido, situado nas questões problemas que direcionam aos objetivos pretendidos; na segunda seção, apresenta-se um referencial teórico sobre o Transtorno do Espectro Autista; na terceira aborda-se a avaliação, avaliação do desenvolvimento no AVATEA, identificação e rastreio no Transtorno do Espectro Autista (TEA), instrumentos de avaliação no desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); na quarta, aborda-se a formação de professores para o desenvolvimento do trabalho de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA) e intervenção pedagógica na educação inclusiva de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na formação na perspectiva da educação inclusiva; na quinta, apresenta-se a metodologia que delineará os passos a serem seguidos durante a pesquisa; na sexta, apresenta-se o plano de dissertação, descrevendo sobre como se dará o processo de intervenção para a concretização do produto que será um aplicativo (AVATEA), os resultados, a avaliação do processo e as discussões. Ao fim da intervenção, será construído um aplicativo, como produto final da presente pesquisa, instrumento que sintetizará a relevância do estudo, e conterá a contribuição teórica e prática com base nos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Espera-se que esta pesquisa e seus resultados futuros possam contribuir com a área de estudos da Educação Especial e Inclusiva, especificamente no que se refere ao processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA