???iracessibilidade???

DISCENTE: MAGALI DIAS DA CONCEIÇÃO MACHADO
DATA: 13/12/2023
LOCAL: SALA DE VÍDEO I, CCSo
TÍTULO: O LUGAR DO BRINCAR NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: narrativas de educadoras da rede pública municipal de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Brincar. formação lúdica docente. Educação Infantil
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão e teve como objetivo principal investigar o sentido do brincar na prática docente nas vozes das educadoras da pré-escola de uma unidade de educação básica municipal de São Luís com o intuito de construir um produto educacional. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória, articulando a pesquisa bibliográfica e a pesquisa do tipo colaborativa. As principais referências bibliográficas, considerando como base de investigação o brincar e a formação docente, foram: Vigotski (2008), Proença (2018), Friedmann (2012), Wajskop (2011), Fortuna (2018) e Kishimoto (2010) e tendo como participantes 7(sete) educadoras da pré-escola da UEB Carlos Salomão Chaib. O levantamento, a sistematização e a análise de dados contemplaram pressupostos da entrevista compreensiva ampliados pelas observações e as sessões lúdicas reflexivas o que possibilitou a aproximação com os sentidos dados ao brincar. Como resultados percebemos que o brincar é fortemente associado à infância e a criança, mas que, no entanto, ainda se mantém a uma certa distância e insegurança de uma atividade cotidiana que é fundamental para a escola da infância. No decorrer da investigação reparamos que as educadoras reconhecem a importância do brincar não somente pelos estudos teóricos, mas sobretudo por suas experiências vividas durante a infância. Os dados apresentam a necessidade de rever os processos formativos por meio da formação lúdica para que o brincar possa ocupar sem resistências todos os espaços da Educação Infantil. Esperamos que essa pesquisa auxilie outras educadoras de crianças pequenas a se reconectarem com sua criança interior no intuito de garantir o brincar nos espaços da Educação Infantil.
Externo à Instituição - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO - UEMA
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO