Banca de DEFESA: MAGALI DIAS DA CONCEIÇÃO MACHADO
2023-11-21 19:48:51.879
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGALI DIAS DA CONCEIÇÃO MACHADO
DATA: 13/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE VÍDEO I, CCSo
TÍTULO: O LUGAR DO BRINCAR NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: narrativas de
educadoras da rede pública municipal de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Brincar. formação lúdica docente. Educação Infantil
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão de
Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão e
teve como objetivo principal investigar o sentido do brincar na prática docente nas
vozes das educadoras da pré-escola de uma unidade de educação básica municipal
de São Luís com o intuito de construir um produto educacional. Em termos
metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória, articulando a pesquisa
bibliográfica e a pesquisa do tipo colaborativa. As principais referências
bibliográficas, considerando como base de investigação o brincar e a formação
docente, foram: Vigotski (2008), Proença (2018), Friedmann (2012), Wajskop (2011),
Fortuna (2018) e Kishimoto (2010) e tendo como participantes 7(sete) educadoras
da pré-escola da UEB Carlos Salomão Chaib. O levantamento, a sistematização e a
análise de dados contemplaram pressupostos da entrevista compreensiva ampliados
pelas observações e as sessões lúdicas reflexivas o que possibilitou a aproximação
com os sentidos dados ao brincar. Como resultados percebemos que o brincar é
fortemente associado à infância e a criança, mas que, no entanto, ainda se mantém
a uma certa distância e insegurança de uma atividade cotidiana que é fundamental
para a escola da infância. No decorrer da investigação reparamos que as
educadoras reconhecem a importância do brincar não somente pelos estudos
teóricos, mas sobretudo por suas experiências vividas durante a infância. Os dados
apresentam a necessidade de rever os processos formativos por meio da formação
lúdica para que o brincar possa ocupar sem resistências todos os espaços da
Educação Infantil. Esperamos que essa pesquisa auxilie outras educadoras de
crianças pequenas a se reconectarem com sua criança interior no intuito de garantir
o brincar nos espaços da Educação Infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO - UEMA
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2372084 - ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA