???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELMA SANTOS VIANA

2023-12-02 12:59:30.102

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELMA SANTOS VIANA
DATA: 20/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O LÚDICO DO LIVRO-BRINQUEDO E AS VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o estudo em espaços educativos de territórios quilombolas em municípios maranhenses
PALAVRAS-CHAVES: Lúdico. Livro-Brinquedo. Educação Infantil. Práticas literárias
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa intitulada “O lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na Educação Infantil: o estudo em espaços educativos de territórios quilombolas em municípios maranhenses”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB/UFMA, tem em vista a reflexão acerca do objeto de pesquisa “o lúdico do livro-brinquedo”. Para tanto, partimos da seguinte questão norteadora: como um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias poderá contribuir para uma abordagem relacionada à ludicidade do livro-brinquedo e à valorização das relações étnico-raciais em espaços educativos de territórios quilombolas? Para buscar responder esta problemática, temos como objetivo geral investigar a construção das práticas literárias lúdicas e de valorização das relações étnico-raciais das crianças a partir do livro-brinquedo em espaços educativos de territórios quilombolas, a partir da elaboração de um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias. Na metodologia, destacamos quanto à natureza que se trata de uma Pesquisa Aplicada, com enfoque qualitativo e os procedimentos técnicos serão baseados primeiramente, em uma pesquisa de Revisão de Literatura, na qual se pretende trazer para o debate as contribuições da modalidade denominada de “Pesquisa do Tipo Estado da Arte”. Nessa perspectiva, foi definido o Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesquisa de Nível Superior (Capes), para a realização de pesquisas de teses e dissertações, nos últimos 5 anos (2017 a 2021), para as quais foram atribuídos os seguintes descritores: literatura infantil, leitura literária, livro-brinquedo. Para o segundo momento da pesquisa, realizaremos a aplicação de questionários via Google Forms com educadoras e educadores que estão inseridos no Grupo do Pacto Infantil (etapas creche II, Pré I e II), nas escolas campo utilizar-se-á como instrumento de geração de dados, a Observação, o Diário de Campo, Entrevistas. E no terceiro momento, os dados observados serão analisados em conjunto e tabulados em quadros sustentados nas leituras e reflexões acerca da pesquisa. Por fim, será realizada uma intervenção pedagógica, com a proposta de construção de uma Oficina das práticas literárias lúdicas com uma abordagem de valorização das relações étnico-raciais das crianças nos espaços educativos, de territórios quilombolas maranhenses. A pesquisa possui como resultado desejado o Produto Educacional, um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias, com o intuito de possibilitar esta mediação do livro, enquanto um brinquedo e de valorização das questões étnico-raciais utilizando as mais diversas linguagens, assegurando os direitos de aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento das crianças.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2372084 - ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA
Interno - 2583558 - THAIS ANDREA CARVALHO DE FIGUEIREDO LOPES

???fimConteudo???