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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCENILSON MENDES COSTA

2023-12-04 16:13:14.862

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCENILSON MENDES COSTA
DATA: 21/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) PARA O ENSINO DE AGROECOLOGIA: estudos sobre práticas educativas agroecológicas do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes – MA
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia. Educação do Campo. Formação de Professoras(es). Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar de que modo o ensino da Agroecologia no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes poderá contribuir para a construção de práticas educativas que potencializem o desenvolvimento de metodologias ambientalmente sustentáveis, tendo em vista a formulação de um produto educacional que fortaleça a identidade camponesa das(os) estudantes. Além desse, outros objetivos se somam a este estudo: a) identificar quais concepções a gestora escolar, a coordenadora pedagógica, a professora da área técnica de agroecologia e demais professoras que atuam na área de humanas, do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, no Assentamento Cigra, em Lagoa Grande do Maranhão, possuem sobre, b) caracterizar se há na escola foco desta pesquisa propostas metodológicas integrativas de ensino de Agroecologia, c) investigar de que modo é trabalhado a temática da Agroecologia no CEC RoseliNunes com as diversas áreas de conhecimento do núcleo comum e da área técnica do currículo, d) verificar se na Secretaria de Estado da Educação, bem como, no CEC Roseli Nunes, são realizadas formações contínuas direcionadas às(aos) docentes, tendo como foco a temática Agroecologia e e) elaborar um manual com aspectos teórico-metodológicos sobre o ensino de Agroecologia integrado as diversas áreas do conhecimento, tendo em vista a construção de metodologias ambientalmente sustentáveis e o fortalecimento da identidade camponesa e considerando a Lei nº 13.415/2017 com base nas evidências desta pesquisa. O nosso estudo está organizado em quatro seções. Na primeira apresentamos a introdução, a qual está subdividida na justificativa, caracterização e delimitação do problema de pesquisa, do interesse pela pesquisa, a sua estrutura pesquisa a sua relevância, além de apresentar as (os) autoras(es) que utilizamos como inspiração para os nossos estudos. A segunda seção versa sobre a Educação do Campo e a formação de professoras(es), destacando os aspectos legais, as lutas e as conquistas nessa área de estudo. Discutimos, ainda, o paradigma da educação rural versus Educação do Campo, princípios da Educação doCampo, profissionalização e identidade de professoras(es) do campo, conceitos e definições sobre Educação do Campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância. Na terceira seção discorremos sobre Agroecologia e práticas curriculares na perspectiva da Educação do Campo, a metodologia da pedagogia da alternância, práticas curriculares e as contribuições do MST nessa discussão, os tempos e espaços educativos considerados para a Educação do Campo e a importância de cada elemento desses, na construção de um curriculo que comungue com as necessidades e interesses das populações camponesas. Na quarta seção apresentaremos os procedimentos metodólogicos, a abordagem e métodos utilizados em nosso estudo. Caracterizaremos o local da pesquisa e os instrumentos, os quais recorremos para a composição e análise dos dados e o tipo de abordagem para nossa investigação. Os passos para a elaboração do produto da pesquisa contendo aspectos teóricometodológicos sobre o ensino de Agroecologia integrado às diversas áreas do conhecimento com base nas evidências desta pesquisa são apresentados nessa seção. O referencial teórico, sustentação de todas as seções da pesquisa, apoia-seanas contribuições de autoras(es) como: Caporal (2004), Begnami (2005), Tardif (2006), Arroyo (2008), Molina (2008), Altieri (2012), dentre outras(os), por conta de suas abordagens esclarecedoras e fundamentadas em pesquisas e análises consolidadas sobre Educação do campo, Agroecologia e formação e identidade docente
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Presidente - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS

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