???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA

2023-12-04 18:00:13.317

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA
DATA: 22/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DO ATO DE LER: uma proposta didática discursiva para o 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino de São José de Ribamar- MA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Perspectiva discursiva de alfabetização. Ensino do Ato de Ler. Sequência Didática.
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada O ENSINO DO ATO DE LER: uma proposta didática discursiva para o 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino de São José de Ribamar- MA teve por objetivo geral compreender o processo de ensino do ato de ler à luz da perspectiva discursiva de alfabetização com vista à elaboração de orientações metodológicas direcionadas para professores do 1 º ano do Ensino Fundamental a partir de uma escola pública da rede municipal de ensino de São José de Ribamar - MA. De acordo com a natureza aplicada da investigação o objeto de pesquisa nos direcionou para uma metodologia baseada em alguns pressupostos da pesquisa ação colaborativa, tendo como colaboradoras 03 professoras do 1º ano de uma das unidades de ensino da rede pública municipal da cidade de São José de Ribamar no Maranhão. Para o desenvolvimento da pesquisa mantivemos diálogos com autores como: Bakhtin (1995) Jolibert (1994), Geraldi (2000), Bajard (2014), Smolka (1993), Curto, Morillo e Teixidó (2000) dentre outros. A proposta didática validada pela Colaboradora da pesquisa e apresentada como produto educacional da pesquisa utilizou como diagnóstico a prática pedagógica desta que foi acompanhada por meio de observação participante por 04 meses, além da aplicação de uma entrevista narrativa e um questionário de validação do produto. Os resultados obtidos no diagnóstico realizado orientaram a construção do produto educacional fruto do processo de pesquisa aplicada de acordo como sugerem as orientações para o desenvolvimento de investigações em nível de um Mestrado Profissional em Educação. O proposta metodológica, ou seja, o produto educacional se encontra materializada em um Portfólio de Sequências Didáticas intitulado CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DO ATO DE LER NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: portfólio de sequências didáticas comentadas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Externo à Instituição - SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO - UEL
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

???fimConteudo???