???iracessibilidade???

DISCENTE: ANDRÉA CAROLINA NASCIMENTO SILVA
DATA: 22/12/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a organização da prática pedagógica com crianças de 4 e 5 anos em uma instituição pública de Paço do Lumiar - MA
PALAVRAS-CHAVES: Mediação. Leitura Literária. Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada Mediação de leitura literária na educação infantil: a organização da prática pedagógica com crianças de 4 e 5 anos em uma instituição pública de Paço do Lumiar - MA faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo geral: Compreender, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, a importância da leitura literária como processo de humanização na Educação Infantil, com vistas a elaboração de um guia orientador do planejamento docente de sessões de mediação literária para crianças de 4 e 5 anos em uma instituição pública de Paço do Lumiar – MA. Como questão problematizadora definimos: Quais pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, podem subsidiar o processo de mediação de leitura literária com crianças da educação infantil – 4 e 5 anos – numa perspectiva humanizadora em uma instituição pública de Paço do Lumiar-MA? Como objetivos específicos definimos: Situar as concepções de criança, Educação infantil, linguagem, leitura literária e mediação a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural; Identificar as concepções de criança, Educação Infantil, linguagem, leitura literária e mediação das professoras colaboradoras da pesquisa; Verificar como as professoras colaboradoras organizam os espaços e tempos destinados à leitura literária e o seu processo de mediação com as crianças de 4 e 5 anos no contexto investigado; Elaborar de forma colaborativa com as professoras colaboradoras, um guia contendo orientações para o planejamento docente de sessões de mediação de leitura literária numa perspectiva humanizadora com crianças de 4 e 5 anos da educação infantil. A pesquisa se constitui como sendo de Intervenção em educação consubstanciada na análise Qualitativa do tipo Colaborativa. O campo de investigação é uma instituição de educação infantil do município de Paço do Lumiar-MA. As colaboradoras serão três professoras da educação infantil que atuam com as crianças de 4 e 5 anos (Infantil II) e a coordenadora pedagógica. Definimos como instrumentos da pesquisa: a entrevista semiestruturada, diário de bordo, sessões reflexivas e análise documental. Os dados serão analisados a partir da sistematização das categorias centrais, na relação com os dados gerados a partir do campo de investigação. A pesquisa assume como base as teorizações de Vigotski (1995, 1996, 2008, 2009, 2017, 2018), Luria (1979, 2010), Leontiev (1978, 1988, 1998, 2001) e das produções de Mello (2007, 2012, 2016, 2018). Para discussão sobre leitura literária as principais fontes são: Bajar (2002, 2012), Candido (2004, 2011), Cosson (2009, 2014, 2022), Colomer (2007), Jolibert (2007) e Souza (2004, 2016), bem como outros estudos relevantes sobre a linguagem e leitura literária na primeira infância. Nossos achados preliminares mostram que a partir do referencial teórico assumido nesse estudo, é possível desenvolver o processo de mediação de leitura literária com a criança da educação infantil numa perpsectiva humanizadora.
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA