???iracessibilidade???

DISCENTE: MARCIA AMELIA GASPAR MATOS GONÇALVES
DATA: 15/12/2023
LOCAL: SALA DE VIDEO I, CCSo
TÍTULO: COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E ÀS FAKE NEWS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA ESCOLA CENTRO EDUCA MAIS ALMIRANTE TAMANDARÉ
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Ensino Médio; Fake News; Negacionismo Científico.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa trata da temática do combate ao negacionismo científico e às fake news. O objetivo da pesquisa é investigar as possibilidades de combate ao negacionismo científico e às fake news na perspectiva de professores de Biologia da Escola Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, com vistas a produzir um Guia digital com propostas pedagógicas que possam contribuir para o combate às inverdades e a negação da ciência no ambiente escolar e fora dele. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificada quanto à natureza como aplicada e do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa são quatro professoras que lecionam a disciplina de Biologia do Ensino Médio na escola pesquisada, no município de São Luís-MA. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram feitas de maneira presencial. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Foram elaboradas cinco categorias: Concepções sobre o negacionismo científico; Concepções sobre às fake news; Estratégias de combate; Esclarecimento e fundamentação científica e o Estímulo ao pensamento crítico. Ao final desta pesquisa exploratória e com a análise das categorias, foi evidenciado que os docentes participantes da pesquisa têm uma concepção definida sobre o que é negacionismo científico e fake news, configurando-os como negar a ciência e notícias falsas para obter algum prejuízo, respectivamente. Em relação às estratégias pedagógicas de combate, os professores consideram muito importante tê-las, porém nem todos abordam isso em sala de aula. Foi constatado que tanto o negacionismo quanto as fake news corroboram com a desinformação dos estudantes e que assuntos sobre vacinas e evolução foram os mais citados pelos docentes como os que mais sofrem com o negacionismo científico e às fake news. Constatamos também que a utilização de materiais com respaldo científico se faz necessário nesse combate e que o incentivo à propagação da verdade científica com esclarecimentos e fundamentações é de extrema importância de acordo com os pesquisados e que a verdade científica reafirma e efetiva os princípios da ciência. Destaca-se a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) como uma das alternativas para alcançar os objetivos desta pesquisa, visto que a AMI ajuda a desenvolver nos estudantes a capacidade de realizar uma análise de uma informação de maneira crítica e a serem preparados para esse mundo das mídias e da tecnologia. Esperamos que a proposta pedagógica em forma de Guia digital possa contribuir no combate ao negacionismo científico e às fake news, no sentido de possibilitar aos professores a mediação, auxiliando seus alunos a refletir de maneira crítica as informações que recebem dos assuntos da Biologia.
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES