???iracessibilidade???

DISCENTE: THIAGO BRANDÃO ERICEIRA
DATA: 26/01/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE DE ENSINO DO ESTADO DO MARANHÃO À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PALAVRAS-CHAVES: BNCC; Ensino de Matemática; Ensino Fundamental Anos Iniciais; Formação Inicial e continuada.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre as contribuições da Formação Inicial e Continuada dos professores(as) pedagogos(as) que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no primeiro ciclo de aprendizagem, do 1º ao 3º ano. Elencou-se como objetivo geral, investigar se as escolas e as salas de aulas do 1º ao 3º ano, são ambientes favoráveis ao desenvolvimento do Letramento Matemático, à construção do conhecimento matemático e às práticas desenvolvidas de professores(as) e alunos(as), sob à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A problemática foi delineada a partir do seguinte questionamento: Qual a importância da Formação Continuada para o desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) pedagogos(as) que ensinam Matemática? O que vem sendo recomendado pela BNCC para o ensino de Matemática por parte dos(as) professores(as), e sua atitude vigilante e indagativa sobre o que os(as) leva a tomar decisões sobre o “que” e “como” fazer nas suas situações de ensino? A metodologia utilizada foi de uma pesquisaação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e documentos oficiais (livro didático, matriz curricular, observações não participantes, plano de aula, plano anual, Projeto Político Pedagógico e atividades nos cadernos dos[as] alunos[as]). Para a análise e interpretação dos dados, foram usados quadros organizativos, a partir das questões e respostas quantitativas e qualitativas, em consonância com as correntes sustentadoras da BNCC. O produto da pesquisa consiste em um Manual Pedagógico, tendo como referência a BNCC, as suas indicações e orientações sobre o primeiro ciclo de aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Conclui-se que a Formação Inicial dos(as) professores(as) não contempla as competências exigidas para o ofício do cotidiano docente. A BNCC, como instrumento norteador das práticas educativas, tem um grande potencial de desenvolvimento, porém, precisa ser difundido, trazendo a consciência de ferramenta intelectual e protagonista aos(às) professores(as) e alunos(as), intelectuais e pares na produção de conhecimento.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ - UEMA