???iracessibilidade???

DISCENTE: STEFANY MACHADO DE LIMA
DATA: 29/01/2024
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: desconstruindo estereótipos na Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Estereótipos de Gênero; Educação Infantil; Gênero
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada Relações de Gênero na Escola: desconstruindo estereótipos de gênero na Educação Infantil, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, e tem como problema de pesquisa: Como os estereótipos de gênero influenciam nas escolhas relacionadas a ser menina e ser menino,nas crianças em idade pré-escolar? O objetivo geral consiste em investigar como os estereótipos de gênero influenciam nas escolhas relacionadas a ser menina e ser menino, nas crianças em idade pré-escolar analisando influências culturais, sociais e familiares, visando a construção de um Guia de Orientações Didáticas e Pedagógicas sobre Relações de Gênero na Educação Infantil. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa do tipo Estudo de Caso e faremos uso dos instrumentos de pesquisa como, a entrevista e a observação, que serão planejadas e executadas no decorrer do processo investigativo com os sujeitos da pesquisa. Para construir a fundamentação teórica nesse percurso, temos referências de autoras e autores, como: Beauvoir (1980), Foucault (2003), Louro (1997, 2014), Rosaldo (2000), Scott (1996) e outras(os). Neste projeto de dissertação apresentamos apenas seis seções, assim distribuídas: a primeira seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção temos um levantamento das dissertações que abordam gênero e Educação Infantil nos cursos de Pós-graduação do Maranhão. Na terceira abordamos as contribuições da categoria “Gênero” na Educação. Na quarta seção descrevemos o percurso metodológico para a materialização deste trabalho, bem como o produto da pesquisa. Na quinta seção trazemos o Plano de Dissertação, contendo o desenho da pesquisa como um todo, no que conseguimos vislumbrar até aqui. Segue também como última seção o cronograma da pesquisa. A partir da seção teórica produzida, os resultados parciais da pesquisa apontam os dilemas e as concepções que rodeiam e iluminam respectivamente o processo de desconstrução de estereótipos de gênero, sobre o que já começamos a apontar perspectivas teóricas para promover superações.
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1944164 - KELLY ALMEIDA DE OLIVEIRA