???iracessibilidade???

DISCENTE: ROSINELIA MACHADO BARBOSA
DATA: 14/02/2024
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA AFRICANA NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03: uma proposta de ensino para a Unidade Integrada Sarney Filho no Município da Raposa/Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia; Filosofia Africana; Lei nº 10.639.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre O ENSINO DE FILOSOFIA AFRICANA NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03: uma proposta de ensino para a Unidade Integrada Sarney Filho no Município da Raposa/Maranhão. O Estudo tem como objetivo geral investigar acerca dos conteúdos filosóficos desenvolvidos na Unidade Integrada Sarney Filho, na perspectiva de construir um Caderno de Orientações Didáticas, juntamente com o docente de Filosofia sobre o ensino de temáticas filosóficas africanas, no sentido de agregar à proposta curricular de filosofia do Ensino Fundamental, anos finais, do município da Raposa- MA. As principais fontes bibliograficas utilizadas no presente estudo: Asante (2000, 2009); Appiah (2010); Hountondji (1006); Noguera (2014); Dantas (2014); Nascimento e Rocha (2016); Nascimento (2002); Lei nº 10.639/03 (BRASIL,2003); Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicos-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. (BRASIL, 2008); Cliver (2020); Castro (2020). O trabalho está organizado nas seguintes seções: na primeira, discorremos sobre a introdução a qual a configuração teórica e metodológica da pesquisa; na segunda seção, apresenta alguns questionamentos sobre a polêmica discussão acerca do lugar, território que surgiu o conhecimento filosófico, Grécia ou África (Especificamente no solo do Antigo Egito), sem a pretensão de invalidar nenhumas das teorias, possibilitando apenas aos leitores um alargamento nos horizontes epistêmicos. Na terceira seção apresentaremos a Filosofia Africana: a população negra como sujeito da sua história. Essa seção está subdivida em três subseção: Afroperspectivismo; Afrocentrismo; Etnofilosofia. A quarta seção discorremos sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em três subseções, a caracterização da Unidade Integrada Sarney Filho; a metodologia da pesquisa: Análise e Interpretação dos dados da Pesquisa e o produto educacional; na quinta seção, apresentaremos as considerações finais. O método de procedimento da pesquisa adotado foi o estudo de caso do tipo instrumental. Os participantes da pesquisa foram o gestor escolar, a supervisora pedagógica e o professor de filosofia das turmas do 9ºA e B. Em decorrência do período pandêmico causado pelo vírus Covid/19, nossos instrumentos de coletas de dados foram as entrevistas, sendo realizadas através das redes sociais dos entrevistados. A interpretação dos dados da pesquisa empirica foi sob a forma de quadros. A pesquisa empirica foi desenvolvida em dois momentos: entrevistas através das redes sociais dos participantes e composição do produto final. A pesquisa concluiu que a inserção de temáticas filosóficas africanas no contexto da Lei 10.639/03 no currículo, possibitou a comunidade escolar Sarney Filho a desmitificação acerca da existência das produções filosóficas africanas, permitindo ao docente desenvolver temáticas referentes as relações étnicos-raciais.
Interno - 409.044.663-53 - CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO