Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIA LORENA DO NASCIMENTO DA SILVA
2024-02-05 10:08:38.674
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: MONIA LORENA DO NASCIMENTO DA SILVA DATA: 26/02/2024 HORA: 08:30 LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET TÍTULO: GAMIFICAÇÃO COMO INCENTIVO À LEITURA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IEMA) EM SÃO LUÍS PALAVRAS-CHAVES: Gamificação. Biblioteca. Incentivo à leitura. Ensino Médio. Jogos. PÁGINAS: 83 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Educação RESUMO: Estudo acerca da gamificação em uma biblioteca pública escolar. Como objetivo geral
da pesquisa investigar como a gamificação pode ser utilizada como incentivo à leitura
com alunos do ensino médio no contexto de uma biblioteca escolar. E como objetivos
específicos, foram adotados os seguintes: diagnosticar os conhecimentos sobre
gamificação dos bibliotecários e estudantes do ensino médio do IEMA, identificar
como a gamificação pode ser usada como incentivo à leitura; intervir junto aos
bibliotecários e alunos sobre o uso da gamificação na biblioteca do IEMA como forma
de incentivo à leitura, acompanhando seu uso por meio de observação direta e registro
de dados, visando a avaliação da sua eficácia e construir um e-book com sugestões
e estratégias para utilização da gamificação na biblioteca escolar. A respeito da
metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, no que tange à natureza da
pesquisa, ela é aplicada e no que diz respeito ao método de procedimento utilizado
será o estudo de caso. Como resultado parcial, verificou-se, por meio do questionário
aplicado que, a predominância dos bibliotecários considera que seria interessante o
uso da gamificação como incentivo à leitura na biblioteca. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA Interno - 3329778 - ISABEL CRISTINA DOS SANTOS DINIZ Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR