???iracessibilidade???

DISCENTE: HERBIA ARAUJO SOARES
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Sala de Defesa PPGEEB, Bloco A, Sala 203, CCSo
TÍTULO: BUMBA MEU BOI DO MARACANÃ: um estudo no currículo de Artes Visuais do Ensino Médio no Centro de Ensino Renato Archer em São Luís- MA
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Bumba Meu Boi. Currículo
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa aborda sobre o Bumba meu boi do Maracanã no Currículo de Artes Visuais do Ensino Médio em São Luís- Maranhão. O local de pesquisa investigado foi a escola de Ensino Médio Centro de Ensino Renato Archer, que está localizado no Bairro Maracanã. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a integração do Bumba meu boi do Maracanã no currículo de Artes Visuais do Centro de Ensino Renato Archer, com o propósito de compreender como essa manifestação cultural pode enriquecer e aprimorar o ensino, incluindo-o como conteúdo em um Guia de Orientações Didático Pedagógico. O questionamento central da pesquisa foi de que forma o Bumba meu boi do Maracanã está presente no currículo de Artes Visuais no Ensino Médio no Centro de Ensino Renato Archer? A Dissertação está dividida em seis seções, a saber: a Introdução; Aspectos Históricos da Festa do Boi; Aproximação com o Bumba meu boi do Maracanã; A Presença do Bumba meu boi no Currículo; O Bumba meu boi do Maracanã nas Aulas de Arte no Centro de Ensino Renato Archer, e por último as Considerações Finais. Na seção que trata do Bumba meu boi do Maracanã nas Aulas de Arte no Centro de Ensino Renato Archer, inicialmente descrevemos uma caracterização minuciosa da escola pesquisada, em seguida discorremos sobre o percurso metodológico da Dissertação, depois desenvolvemos as análises e interpretações dos sujeitos da pesquisa articulando os eixos teóricos firmados na investigação e em continuidade descrevemos o produto educacional, que foi um Guia de Orientações Didático Pedagógico. O Guia está composto por cinco capítulos, retirando a Apresentação e o o Glossário. Propusemos as atividades em cada capítulo, com dicas de vídeos, leituras, visitas e oficinas. Em virtude do Covid-19, não aplicamos o produto educacional na escola selecionada. Nos ancoramos na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA que tornou facultativo a aplicabilidade do produto educacional. As fontes bibliográficas que deram sustentação a pesquisa foram: Azevedo Neto (1977); Barros (2019); Carvalho (1995; 2005); Cascudo (1972); Lima (2003); Reis (2005), Apple (1979); Arroyo (2015); Goodson (1995); HALL (1997), Bourdieu (1996), Candau (2011), Ana Mae Barbosa (1999), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevista semiestruturada com a gestora adjunta e uma docente de Arte. A pesquisa concluiu que o Guia de Orientações Didático Pedagógico sobre Bumba meu boi do Maracanã nas Aulas de Arte poderá contribuir para atender às necessidades de ensino e aprendizagem não só no Centro de Ensino Renato Archer, quanto para as demais escolas do bairro Maracanã.
Externo ao Programa - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Presidente - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA