Banca de DEFESA: HERBIA ARAUJO SOARES
2024-02-19 16:09:08.973
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERBIA ARAUJO SOARES
DATA: 27/02/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa PPGEEB, Bloco A, Sala 203, CCSo
TÍTULO: BUMBA MEU BOI DO MARACANÃ: um estudo no currículo de Artes Visuais do Ensino Médio no Centro de Ensino Renato Archer em São Luís- MA
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Bumba Meu Boi. Currículo
PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa aborda sobre o Bumba meu boi do Maracanã no Currículo de Artes
Visuais do Ensino Médio em São Luís- Maranhão. O local de pesquisa
investigado foi a escola de Ensino Médio Centro de Ensino Renato Archer, que
está localizado no Bairro Maracanã. O objetivo geral da pesquisa foi investigar
a integração do Bumba meu boi do Maracanã no currículo de Artes Visuais do
Centro de Ensino Renato Archer, com o propósito de compreender como essa
manifestação cultural pode enriquecer e aprimorar o ensino, incluindo-o como
conteúdo em um Guia de Orientações Didático Pedagógico. O questionamento
central da pesquisa foi de que forma o Bumba meu boi do Maracanã está
presente no currículo de Artes Visuais no Ensino Médio no Centro de Ensino
Renato Archer? A Dissertação está dividida em seis seções, a saber: a
Introdução; Aspectos Históricos da Festa do Boi; Aproximação com o Bumba
meu boi do Maracanã; A Presença do Bumba meu boi no Currículo; O Bumba
meu boi do Maracanã nas Aulas de Arte no Centro de Ensino Renato Archer, e
por último as Considerações Finais. Na seção que trata do Bumba meu boi do
Maracanã nas Aulas de Arte no Centro de Ensino Renato Archer, inicialmente
descrevemos uma caracterização minuciosa da escola pesquisada, em seguida
discorremos sobre o percurso metodológico da Dissertação, depois
desenvolvemos as análises e interpretações dos sujeitos da pesquisa
articulando os eixos teóricos firmados na investigação e em continuidade
descrevemos o produto educacional, que foi um Guia de Orientações Didático
Pedagógico. O Guia está composto por cinco capítulos, retirando a
Apresentação e o o Glossário. Propusemos as atividades em cada capítulo,
com dicas de vídeos, leituras, visitas e oficinas. Em virtude do Covid-19, não
aplicamos o produto educacional na escola selecionada. Nos ancoramos na
Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA que tornou facultativo a
aplicabilidade do produto educacional. As fontes bibliográficas que deram
sustentação a pesquisa foram: Azevedo Neto (1977); Barros (2019); Carvalho
(1995; 2005); Cascudo (1972); Lima (2003); Reis (2005), Apple (1979); Arroyo
(2015); Goodson (1995); HALL (1997), Bourdieu (1996), Candau (2011), Ana
Mae Barbosa (1999), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados
utilizados foram a observação, entrevista semiestruturada com a gestora
adjunta e uma docente de Arte. A pesquisa concluiu que o Guia de Orientações
Didático Pedagógico sobre Bumba meu boi do Maracanã nas Aulas de Arte
poderá contribuir para atender às necessidades de ensino e aprendizagem não
só no Centro de Ensino Renato Archer, quanto para as demais escolas do
bairro Maracanã.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Presidente - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA