???iracessibilidade???

DISCENTE: VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA
DATA: 04/03/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: um diálogo sobre a proposição de formação continuada na SEMED de Alto Alegre do Pindaré - MA
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação pedagógica. Formação continuada. Formação de formadores.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios encontrados pelos coordenadores de Núcleo da SEMED, de Alto Alegre do Pindaré, para a realização de formação continuada para os coordenadores das escolas da rede de ensino, com vista à elaboração de recomendações teórico-metodológicas que contribuíssem para a proposição de processos formativos para os professores. Para tanto, foi realizado uma pesquisa do tipo colaborativa, embasados nos elementos da pesquisa-ação formação. Assim sendo, selecionamos como partícipes colaboradores da pesquisa quatorze coordenadores pedagógicos da SEMED de Alto Alegre do Pindaré, que atuam nas diversas áreas de ensino e segmentos da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental regular e Multisseriada e Educação de Jovens a Adultos. Os procedimentos utilizados para a geração de dados foram: entrevista narrativa, reuniões pedagógicas e sessões reflexivas. Para intepretação e sistematização dos dados foi utilizado a técnica de escrita denominada narrativa reflexiva. Com apoio dos colaboradores da pesquisa, foi possível constata que os coordenadores pedagógicos, enquanto formador de formadores da rede pública de ensino do referido município, necessitam por parte das instâncias públicas, de maior investimento no seu fazer profissional, ou seja, de formação permanente que os subsidiem no seu processo de formação e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Todavia, entende-se que se a ação principal do coordenador pedagógico é propor formação continuada aos educadores e zelar pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem, é inegável a necessidade de investimento na formação permanente dos mesmos, isto é, para os coordenadores pedagógicos da SEMED e das escolas. Diante dos achados da investigação, foi proposto de forma colaborativa a sistematização de um caderno/subsídio com algumas recomendações teórico-metodológicas que contribuam para a proposição de processos formativos para os coordenadores/formadores e professores da rede municipal de ensino.
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE