???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIO JOSE MIRANDA SILVA
DATA: 21/03/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: O PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL EM QUÍMICA: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento didático. Contextualização. Experimentação. Química. EJA.
ÁREA: Educação
RESUMO: A experimentação no ensino de ciências apresenta-se como uma estratégia eficiente no que diz respeito a construção de problemas reais que possibilitam a contextualização e questionamentos de investigação. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as práticas experimentais contidas no planejamento das aulas contextualizadas dos professores de química da modalidade EJA, com vista a contribuir para um ensino de qualidade em escolas públicas do Ensino Médio da rede estadual de São Luís- MA. As principais referências bibliográficas utilizadas foram Haddad e Di Pierro (2000), Menegolla e Sant’Anna (2014), Libâneo (2017), Vasconcellos (2015), Chizzoti (2014), Giordan (1999), Chassot (2018), dentre outras. O método de procedimento da pesquisa que foi adotado é o Estudo de Caso. Os colaboradores da pesquisa foram os(as) professores(as) que ministram a disciplina de química e atuam na primeira etapa da EJA. Os instrumentos de coleta de dados foram pautados na entrevista semiestruturada e na análise do plano de ensino anual. A análise e interpretação dos dados se deu por meio análise exploratória e descritiva dos planos de ensino anuais e análise das entrevistas com os professores(as), utilizando a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Em relação aos dados da pesquisa, verificou-se na seção I, que tratou sobre o perfil formativo dos(as) professores(as), há o predomínio do gênero masculino(sete) em detrimento do gênero feminino (duas); outra característica é que a minoria dos docentes, (três deles), possui graduação em licenciatura em química. A seção II versou sobre a forma com que as práticas de química são planejadas e nela identificou-se que as atividades experimentais não alcançam aspectos de atividades problematizadoras. Já a seção III, que abordou as concepções dos(as) professores(as) de química da EJA em relação ao planejamento, contextualização e experimentação, constatou-se que a maioria, o equivalente a sete pessoas, consideram importante em seu planejamento, o perfil dos(as) alunos(as). O catálogo de práticas experimentais contextualizadas “O contexto regional inserido em práticas experimentais em química na primeira etapa da EJA” com ênfase na experimentação investigativa, foi produzido para ser colaborativo junto à prática de ensino do professor(a).
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo à Instituição - Jerino Queiroz Ferreira - UFPI