???iracessibilidade???

DISCENTE: ALYSSON SANTOS LEITE
DATA: 14/03/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: um estudo com professores do curso de técnico em Administração de uma unidade escolar pública do Estado do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; COVID-19; Administração
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas em tempos de pandemia da COVID-19 no curso de técnico em Administração que tem como campo de estudo o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) unidade de Bacabeira/MA. O objetivo geral da pesquisa foi verificar as relações dos professores do ensino médio do curso de técnico em Administração no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), situado no município de Bacabeira/MA com a integralização das TDIC nas suas práticas pedagógicas durante o período pandêmico da COVID-19. Quanto aos procedimentos metodológicos traçados, está pesquisa se configura como aplicada, bibliográfica e de estudo de caso, onde utilizamos como referências alguns autores como: Anjos (2018), Burgess (2009), Delors (2003), Kenski (2010, 2012), Moran (1997), Rodrigues (2015), Bottentuit Junior (2020), Vilaça e Araújo (2016) entre muitos outros. Os sujeitos da pesquisa foram os 5 professores que compõem o quadro do curso de técnico em Administração do IEMA unidade de Bacabeira/MA. Os instrumentos de coleta de dados para a obtenção das informações dos sujeitos foram: entrevistas, aplicação de questionários e análise de documentos. As análises e interpretação dos dados foram feitas através de textos, quadros resposta e tabelas. Onde obtivemos como respostas dos professores do curso de técnico em Administração do IEMA unidade de Bacabeira/MA: Um panorama positivo sobre o uso das TDIC (Google Meet, WhatsApp, YouTube e Instagram) nas suas práticas pedagógicas; Atenção as mudanças ambientais e disponibilidade para buscarem por soluções viáveis decorrentes dos problemas causados pela pandemia da COVID-19; Novos olhares sobre a utilização das TDIC após o período pandêmico nas aulas de Administração. Ademais, elaboramos o produto educacional, que consiste em uma Apostila Digital didático-pedagógicas contendo orientações sobre as TDIC mais utilizadas pelos professores do curso de técnico em Administração do IEMA unidade de Bacabeira/MA no período pandêmico da COVID-19 visando contribuir constantemente nas suas práticas pedagógicas.
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR