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Banca de DEFESA: NATALIA MOREIRA DE CARVALHO CAMPOS

2024-02-23 21:03:14.68

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA MOREIRA DE CARVALHO CAMPOS
DATA: 07/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: compondo recursos como meios de potencializar o aprendizado e desenvolvimento de alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual
PALAVRAS-CHAVES: Prática e formação docente; Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no AEE; Fundamentos da Defectologia
PÁGINAS: 267
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo investigar a prática docente do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o ensino do aluno com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) nos Centros de Ensino (CEs) da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís/MA, Polo V; para a organização, de forma colaborativa, de um caderno orientador de práticas e atividades pedagógicas para o ensino do aluno com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e do tipo colaborativa. Os princípios teóricos estão apoiados nos estudos sobre a Defectologia de Vigotski (2022), e em como acontece a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com TDI. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) professores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), do Polo V, da URE de São Luís/MA. Os instrumentos e técnicas procedimentais para a coleta de dados partiram de entrevistas, questionários, observação da prática docente nas SRM e encontros de estudos pedagógicos. Foram aplicadas entrevistas e questionários semiestruturados com os professores participantes e com o representante da Assessoria de Educação Especial do Governo do Estado do Maranhão. A análise dos dados foi realizada por meio de categorias analíticas, como as advindas de materiais da comunicação verbal e materiais escritos: questionários, propostas pedagógicas formais de ensino da Rede Estadual pesquisada, decretos, portarias etc.; material oral, como entrevistas e discursos; materiais icônicos (imagens e fotografias) e; outros códigos semióticos, como: posturas, gestos, comportamentos e estereótipos. Constatou-se que a prática e a formação docente são consideradas, pelos professores, como indissociáveis, e que a Rede Estadual de Ensino do Maranhão precisa apoiar e realizar a formação de professores para o AEE, tornando-as formações mais frequentes e específicas. Percebeu-se que a formação de professores(as), apesar de planejada, precisa ser mais orientada ao(à) docente que está no dia a dia com os(as) alunos(as) com TDI. Por fim, como produto final da pesquisa, apresenta-se o Caderno de Orientações Pedagógicas para o Ensino do Aluno com TDI, construído em colaboração com os(as) professores(as), para contribuir com a prática pedagógica desses docentes, de forma a fazê-los refletir sobre a importância de métodos de ensino mais dinâmicos, atrativos, interativos e sociais com os(as) alunos(as) com TDI, bem como fazê-las ressignificar a sua prática a partir do conhecimento de teorias, por hora, ainda não reconhecidas por elas. Conclui-se que se faz necessário ressignificar a prática e a formação docente, para que haja um diálogo entre ambas no contexto da educação especial inclusiva
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELA LEAL - UNIOESTE
Presidente - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU

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