???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: JEANNE PINTO DURANS

2024-03-01 17:33:03.799

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANNE PINTO DURANS
DATA: 27/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR E MULTICULTURALISMO: um estudo no Centro de Ensino Vicente Maia
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores. Multiculturalismo
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa denominada “Educação de jovens e adultos, ressignificação curricular e multiculturalismo: um estudo no Centro de Ensino Vicente Maia”, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino e Aprendizagem da Educação Básica - PPGEEB, Linha de Pesquisa Currículo: ensino e aprendizagem da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O objetivo geral é investigar a prática pedagógica dos professores da EJA, do Centro de Ensino Vicente Maia, frente à nova composição discente, marcada pelo fenômeno da juvenilização e consequente incremento da pluralidade social, para uso das concepções do multiculturalismo na perspectiva intercultural, como base curricular, almejando a elaboração de um Caderno Pedagógico ou E-book contendo orientações didáticas e sugestões de temas multiculturais para a sua aplicação no contexto escolar. E como específicos: traçar o perfil sociodemográfico dos alunos da EJA, da escola pesquisada; enfatizar as possibilidades e fronteiras na formação continuada dos professores da EJA, frente à juvenilização de seus alunos e sua bagagem cultural; elaborar um caderno didático-pedagógico com temáticas multiculturais, a partir da vivência da comunidade escolar. O referencial teórico-conceitual tem aporte em Arroyo (2006), Candau e Moreira (2010), Cortada (2013), Saviani e Galvão (2021), Dayrell (2006), Silva (2005), Paraíso (2023), Gabriel (2013), Sacristán (2000), Santomé (2012), Freire (1987), Mclaren (1997), Canen (2001), Carvalho (2019), entre outros. Foi utilizado a observação participante, a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturada como coleta de dados, tendo como sujeitos da pesquisa, os docentes e discentes da citada instituição de ensino. Elaborou-se como Produto um Caderno Pedagógico ou E-book intitulado de “Atividades Curriculares Multiculturais para a EJA”. O estudo aponta para a necessidade de efetivar práticas educativas que levem em consideração o universo cultural dos alunos da EJA, como uma proposta de inclusão social, via educação formal.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA

???fimConteudo???