???iracessibilidade???

DISCENTE: BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES
DATA: 20/03/2024
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DA ARTE POPULAR À LUZ DA ABORDAGEM TRIANGULAR: um estudo sobre o tambor de crioula no contexto da Arte/Educação
PALAVRAS-CHAVES: Arte Popular;Arte/Educação;Tambor de Crioula
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada O ENSINO DA ARTE POPULAR À LUZ DA ABORDAGEM TRIANGULAR: um estudo sobre o tambor de crioula no contexto da Arte/Educação, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral Investigar sobre arte popular tomando como referência o Tambor de Crioula no contexto da Arte/Educação utilizando a Abordagem Triangular com vista a construir um Caderno Didático aos docentes da Escola Municipal São Francisco. Nosso projeto está assim dividido, a primeira seção descreve a Introdução, composta pela configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção apresenta a conceituação da arte popular. A terceira seção discorre sobre a Arte/Educação, abordando o contexto histórico do ensino da arte no Brasil e a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, percebendo as possibilidades que ela apresenta quando da sua aplicabilidade. A quarta seção apresenta uma visão geral sobre o Tambor de Crioula apresentando suas características enquanto manifestação artística e cultural e sua aplicabilidade para o ensino em sala de aula. A quinta seção apresenta a caracterização da escola pesquisada; os passos metodológicos da pesquisa e a descrição do produto que é um Caderno Pedagógico sobre Arte Popular. Na sexta e última seção, descrevemos o cronograma da pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram Barbosa (1991), Freitas (2022), Canclini (1983), Osinski (2002), Brasil (1997), Iphan (2007), Ferreti (2002), Scuro (1994), dentre outras.
Presidente - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES