???iracessibilidade???

DISCENTE: THAYLLON MONTEIRO VELOSO
DATA: 12/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A HISTÓRIA LOCAL EM USO: um procedimento didático-metodológico para o Ensino de História nos anos Finais do Fundamental no Centro Educacional Pedro Cunha Mendes, em Pedro do Rosário-MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História Local; Currículo; Didática.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo abordar analiticamente o ensino de História a partir da História Local, como conteúdo e metodologia de ensino para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse aspecto, analisarmos os documentos e bases curriculares, suas afirmações e considerações acerca da História Local. Todavia, sobre este ponto-chave, observamos como pressuposto inicial que o ensino de História Local está mais direcionado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, refletimos como tratar o ensino de História Local para os anos finais diante de uma Base Comum Curricular (Brasil, 2017) e DTCMA (Maranhão, 2017). Tais documentos tratam do ensino de História e até consideram o ensino de História Local, mas pouco dizem em relação à forma de ensinar essa História, na medida em que os próprios livros didáticos que são produzidos em outras regiões não direcionam as atividades articulando com esse modelo de ensino local. Com isso, produzimos um produto educacional, um Caderno Temático: História Local de Pedro do Rosário; a partir das memórias orais dos entrevistados e fontes documentais escritas (como a lei de emancipação do município e site do IBGE), com propostas de atividades para o ensino de História. Esta pesquisa está organizada em 4 partes: na primeira, tratamos dos aspectos curriculares do ensino de História e da História Local; na segunda, tratamos dos aspectos didático-metodológicos do ensino de História Local; na terceira, damos efetividade à pesquisa desenvolvida na escola municipal Pedro Cunha Mendes. Assim, abordamos um pouco a cidade de Pedro do Rosário, na qual a escola está localizada, bem como a escola e sua organização, e o ensino de História nesse ambiente educacional. Em suma, esta dissertação tem sua considerável importância à medida em que se propõe, a partir de uma revisão na literatura sobre a temática do ensino de História Local e problematização das bases e currículos de História, a desenvolver práticas de ensino de História que aproximem os conteúdos curriculares à realidade local, cultural e social dos alunos. As principais fontes bibliográficas são: Barros (2013), Bergmann (1990), Bittencourt (2003), Cerri (2011), Freire (1997), Gonçalves (2007), Goodson (1995), Libâneo (1994), Tardif (2014), Vygostsky (1989)
Presidente - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA