???iracessibilidade???

DISCENTE: ANDREA MAIA MACIEL
DATA: 24/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: possibilidades para o enfrentamento à violência em instituições de Ensino Médio no Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Violência na Escola; Enfrentamento à Violência; Ensino Médio; Formação Docente
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada, “A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: possibilidades para o enfrentamento à violência em instituições de Ensino Médio no Maranhão”, elaborada no âmbito do Mestrado Profissional (UFMA/PPGEEB), parte da seguinte questão problematizadora: quais saberes/conhecimentos relativos ao enfrentamento a violência em instituições de Ensino Médio podem se constituir como base teórica e metodológica para fomentar o processo de formação continuada de professores nessa etapa da educação básica? Partindo de tal problematização, este estudo tem como objetivo compreender que saberes/conhecimentos relativos ao enfrentamento a violência em instituições de ensino médio são necessários para a constituição de uma base teórica e metodológica para fomentar o processo de formação continuada de professores, com vistas a elaboração de um guia de orientações didático- pedagógicas, para organização do trabalho formativo no contexto de uma instituição de ensino médio em Paço do Lumiar - MA. Sendo assim, as principais referências bibliográficas foram: Abromovay (2002; 2006; 2009), Camacho (2001), Bourdieu (1998; 2006), Imbernón (2011), Nóvoa (1992), entre outros. Os objetivos elucidados caminham para um percurso metodológico organizado da seguinte forma: é uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa, que em seus objetivos consubstancia-se como exploratória. Tem seus procedimentos baseados em elementos sistematizados em alguns pressupostos da Intervenção pedagógica; A análise e interpretação dos dados se deu por meio de quadros e tabelas em que as categorias centrais que nortearam este processo são: Violência na escola; Enfrentamento a Violência, Ensino Médio, Formação de Professores. Os resultados da pesquisa obtidos com a construção das seções teóricas apontam que a questão da violência no contexto escolar é uma realidade no Brasil, e por isso precisa ser estudada e problematizada, a fim de compreender as suas bases constituintes, e ao mesmo tempo, as possibilidades para o seu enfrentamento. Constatamos que a escola não pode resolver o problema de forma isolada, mas pode contribuir com a construção de possíveis percursos de enfrentamento. Nesse cenário a formação de professores se apresenta como uma das possibilidades que pode contribuir com o enfrentamento dessa problemática. A partir desta verificação, propomos um Guia de Orientações Teórico-Metodológicas, desenvolvido através das intervenções realizadas na escola pelos colaboradores da pesquisa, para contribuir com professores e gestão na organização de Projetos, atividades e parcerias em busca do enfrentamento à violência nas escolas e a busca de uma cultura de paz.
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA