???iracessibilidade???

DISCENTE: CRISTIANE SILVA GONÇALVES
DATA: 25/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: BIBLIOTECA VIRTUAL COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UEB MUNICIPAL DRA. MARIA ALICE COUTINHO, SÃO LUÍS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Recursos tecnológicos; Ambientes Virtuais; Bibliotecas; Ensino Fundamental
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata da temática sobre a biblioteca virtual como recurso educacional para o ensino de Ciências da Natureza e teve como objetivo investigar como está sendo utilizada a biblioteca física pelos professores de Ciências da Natureza, tendo em vista a construção de uma biblioteca virtual como recurso educacional para a área de Ciências da Natureza no contexto da UEB Dra.Maria Alice Coutinho de São LuísMA. A escolha da abordagem foi qualitativa e o método de procedimento escolhido foi o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram dois professores da escola que ministram a disciplina de Ciências da Natureza e duas bibliotecárias da SEMED, no município de São Luís-MA. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram feitas de maneira presencial. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), resultando em dez categorias de análise, divididas igualmente entre professores e bibliotecárias. Os achados revelaram que alguns professores utilizam pouco o espaço da biblioteca para realizar atividades e que há uma carência de materiais didáticos específicos para a disciplina, notou-se que os professores utilizaram WhatsApp, vídeos demonstrativos de experimentos, além de recorrerem a vídeos disponíveis no YouTube e o uso do Kahoot para engajar os alunos. No entanto, a limitação identificada foi a qualidade da conexão à internet, o que restringiu as possibilidades de uso efetivo dessas tecnologias. Foi observada ainda uma dificuldade em tratar temas complexos e abstratos, destacando-se a importância de vincular conceitos teóricos a experiências práticas, para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pela disciplina. A pesquisa revelou também que, apenas três bibliotecárias são responsáveis por atender todas as escolas da rede municipal e o acervo nas bibliotecas escolares é garantido através do ciclo de manutenção e aquisição de materiais pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Foi notada a presença de professores de várias disciplinas, incluindo Ciências da Natureza e de alunos nas bibliotecas e a colaboração entre professores e bibliotecárias acontece sempre que possível. Descobriu-se também que dos 256 estabelecimentos de educação básica, apenas 96 escolas de ensino fundamental possuem bibliotecas escolares e que, até o momento da pesquisa, somente 30 haviam sido incluídas no projeto Giroteca, nesse projeto inclui acervo físico e digital, além de equipamentos tecnológicos como notebooks e impressoras. A pesquisa revelou que não existem bibliotecas virtuais nas escolas municipais até o momento. Assim emerge a necessidade de investimentos em infraestrutura, em recursos humanos, materiais e tecnológicos, formação profissional e recursos didáticos, visando aprimorar o ensino de Ciências da Natureza e o uso das bibliotecas nas escolas municipais de São Luís. Esperamos assim que a proposta pedagógica materializada em uma biblioteca virtual como recurso educacional para o ensino de Ciências da Natureza, possa contribuir na dinamização das aulas e atividades desenvolvidas pelos professores potencializando o ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento auxiliando na formação crítica cientifica e cidadã.
Externo ao Programa - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA