???iracessibilidade???

DISCENTE: ANNA KARINNE DE CASTRO NEVES MATOS
DATA: 26/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das práticas pedagógicas na Unidade de Educação Básica Maria José Serrão na cidade de São Luís – MA
PALAVRAS-CHAVES: Musicalização. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa objetivou investigar a presença da música nas práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil na Unidade de Educação Básica Maria José Serrão da cidade de São Luís, Estado do Maranhão, escola pública da Rede Municipal de Ensino. Foi adotada, para tanto, a noção de que prática pedagógica é uma ação docente, escolar ou realizada em ambiente educativo que possui a intencionalidade de educar, guiada por metodologias que sejam condizentes com o objetivo pedagógico (Eleven, 2020). Buscou-se descrever as atividades musicais desenvolvidas pelas educadoras nesse ambiente, bem como a sua formação (inicial e continuada) em música, identificando os recursos disponíveis na escola para a realização das atividades musicais. Junto às educadoras, atentamos para as suas necessidades para que desenvolvessem a musicalização na Educação Infantil. A abordagem teóricometodológica circunscreveu a perspectiva da pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de levantamento, descritiva, bibliográfica e de campo. Como instrumento de produção de dados, aplicou-se questionário, entrevista semiestruturada com as educadoras participantes do estudo e o levantamento do diagnóstico institucional da escola campo. Para análise dos dados, ancorouse na análise de conteúdo apoiada na proposta de Bardin (2011), atentado-se no manuseio das três fases fundamentais na análise: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados – inferência e interpretação. O estudo referenciou também nos autores e autoras da educação musical na Educação Infantil em autores como: Gardner, Bellochio, Bréscia e Gainza entre outros(as). Diante da pesquisa, os resultados possibilitaram o entendimento de que as professoras ainda carecem de conhecimentos aprofundados ou capacitação acerca da temática. Assim como a necessidade de recursos ou ferramentas musicais incorporados ao ensino. Mediante os dados analisados, pode-se estruturar como produto educacional intitulado de “Dinâmicas musicais aplicadas à educação infantil”, uma orientação de trabalhos pedagógicos com recurso de oficina com as educadoras da Educação Infantil sobre o uso e a importância da musicalização para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas e sociais na primeira infância.
Presidente - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO