???iracessibilidade???

DISCENTE: VICENTE DE PAULA CAMPOS FREITAS
DATA: 13/05/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL A PARTIR DO CONTEXTO AXIXAENSE: um estudo nas escolas públicas da rede estadual de Axixá - MA.
PALAVRAS-CHAVES: Biodiversidade. Cultura. Pedagogia Decolonial. Professores. Ensino de Biologia.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Biologia é a Ciência que estuda a vida e toda a sua diversidade. Nesse percurso, encontramos a Educação para a Biodiversidade, que nos revela, entre outros elementos, a relação do ser humano com a natureza a partir de suas diferentes experiências culturais. Tais experiências podem ter sido marcas deixadas pelos colonizadores, e, se reafirmadas pelo processo educacional como superiores, podem passar de geração em geração, perpetuando estereótipos e preconceitos. Dessa forma, a presente dissertação trata de estabelecer diálogos entre a Educação para a Biodiversidade na perspectiva da Pedagogia Decolonial a partir de um contexto específico, o contexto da cidade de Axixá –MA. O estudo foi realizado nas escolas estaduais da cidade de Axixá. O objetivo da pesquisa é analisar a Educação para a Biodiversidade na perspectiva da Pedagogia Decolonial a partir das práticas pedagógicas de professores de Biologia da cidade de Axixá/MA, visando a construção de um produto capaz de auxiliar e estimular a abordagem dessas temáticas no cotidiano escolar. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Almeida (2017), Diegues (2000), Kawasaki; Oliveira (2003), Oliveira et al. (2016), Toledo e Barrera-Bassols (2015) e Walsh (2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo interpretativa. O método de procedimento de pesquisa utilizado foi o de Estudo de Caso. Os participantes da pesquisa são os professores de Biologia das escolas acima mencionadas. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada realizada de maneira presencial, nas escolas em estudo. Os dados foram analisados a partir de quatro categorias elaboradas a posteriori: O contexto local, identidade cultural e práticas pedagógicas decoloniais; Sensibilização biocultural; Currículo decolonial e Diálogo de saberes. Em relação ao contexto local, a identidade cultural e as práticas pedagógicas, foi constatado que os professores buscam contextualizar suas práticas de diferentes maneiras, a partir da realidade do estudante, levando a valorização da diversidade cultural presente em Axixá. Constatamos também que os professores buscam estratégias para a Educação para a Biodiversidade por meio da sensibilização para a conservação dos recursos da diversidade biológica e, por consequência, a valorização da diversidade cultural. Em relação ao Currículo, observou-se a ausência de documentos norteadores e materiais didáticos específicos para os professores possam trabalhar a Educação para a Biodiversidade no contexto axixaense. Destacamos o diálogo de saberes que é feito pelos professores e as experiências e vivências das comunidades tradicionais da cidade, como os pescadores e os quilombolas. Como produto desta pesquisa, fizemos uma construção coletiva de um E-book de formato retratando a Biodiversidade e sua relação com a Cultura a partir do contexto local. Esperamos assim, facilitar o trabalho pedagógico de professores na abordagem sobre Educação para a Biodiversidade no ambiente escolar. Por fim, consideramos que ao trabalharmos a decolonialidade do saber e do poder, refletimos sobre quem somos, e redescobrimos a importância da Biodiversidade e da Cultura para nosso povo, levando-nos a valorização das nossas raízes culturais e dos ecossistemas que nos sustentam.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE