???iracessibilidade???

DISCENTE: MELISSA LIMA DE SOUZA
DATA: 02/05/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: A EDUCAÇÃO BILINGUE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ADICIONAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE DE SÃO LUÍS - MA: desafios, saberes e conexões
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo. Educação Bilingue. Formação de Professores. Saberes
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada A EDUCAÇÃO BILINGUE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ADICIONAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE DE SÃO LUÍS - MA: desafios, saberes e conexões, foi uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional que teve por objetivo geral compreender o processo de formação dos professores que atuam no contexto de uma escola pública bilingue de ensino fundamental em São Luís - MA, com vistas a elaboração de uma trilha formativa para professores bi/multilingues que contribua para a melhoria da atuação docente. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa- intervenção pedagógica, com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa exploratória. Dessa forma, para geração de dados, optamos por questionários semiestruturados. Para nos ajudar na fundamentação teórica nesse percurso foi necessário buscar o aporte teórico em Garcia (2009) e sua perspectiva heteroglóssica do bilinguismo; Grosjean (2017) e Baker (2006), na perspectiva comparativa dos tipos de bilinguismos; Tardif (2014) e os saberes docentes; Megale (2019, 2020, 2023) e El Kadri (2022,2023) na formação do professor que atua em contextos bilingues, dentre outros. Após aplicação dos questionários, constatamos algumas fragilidades acerca da concepção de bilinguismo e sujeito bilingue por parte da equipe. O redirecionamento do percurso nos levou apenas para a elaboração de proposições metodológicas materializadas no produto da pesquisa, que foi um Curso de Curta Duração no formato de oficina para Professores Bi/Multilingues, sobre a Abordagem CLIL, que foi o tema mais mencionado no questionário de pesquisa. O produto teve como objetivo o de aprofundar e complementar os estudos dos professores sobre essa abordagem que é utilizada na escola. Concluímos que o mergulho na investigação foi de extrema relevância para a formação continuada voltada para os professores bilíngues envolvidos na pesquisa, para a pesquisadora, assim como para todos os docentes que tiverem acesso ao material produzido.
Presidente - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA