???iracessibilidade???

DISCENTE: MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 02/05/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A EXPERIMENTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Experimentação, Argumentação Científica
ÁREA: Educação
RESUMO: A educação sempre esteve atrelada às mudanças ocorridas na sociedade, constituindo-se as influências sob formatos criação e produção de conhecimentos reflexivos, opondo-se nos últimos anos à ideia da reprodução e memorização de conteúdos insuficientes para atendimento às necessidades dos cidadãos (Imbernón, 2009). Deste modo, propostas de melhorias em todos os campos que englobam o processo educativo têm sido recolocadas ao longo das décadas. No contexto do ensino de ciências (EC), elevar o nível de importância e entendimento sobre a ciência, além de pensar em estratégias metodológicas de ensino condizentes com a realidade atual, tem se tornado uma questão urgente. Neste sentido, a presente dissertação abordou sobre o EC no contexto da experimentação sob a perspectiva da problematização-investigativa como um dos princípios para o desenvolvimento da argumentação científica. O objetivo central foi analisar as práticas pedagógicas dos professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) das escolas públicas da cidade de Codó-MA, averiguando principalmente sobre o uso da experimentação no contexto do EC de modo a compreender as visões desses docentes sobre uso de materiais alternativos nessas estratégias. Alguns dos referenciais teóricos utilizados para nortear as discussões: Krasilchik (2000); Chassot (2003); Jimenez-Aleixandre (2004); Cachapuz et.al (2005); Santos (2007); Sasseron e Carvalho (2008); Carvalho et al. (2009); Delizoicov, Agotti e Pernambuco (2011). A pesquisa se classifica como estudo de caso, sustentada em Gil (2017), Bardin (2011), Franco (2009). O estudo utilizou-se da abordagem qualitativa, cujo a coleta de dados se deu em quatorze escolas de EF - anos finais da cidade de Codó-MA. Teve como colaboradores de pesquisa, professores de ciências, sendo os instrumentos de coleta de dados, questionário, entrevista e análise de livro didático de ciências. Os dados foram tratados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que, em sua maioria, os professores consideram a experimentação importante para aprendizagem dos alunos e quanto ao uso de materiais alternativos, uma alternativa para trabalhar experimentos, diante a realidade da maioria das escolas brasileira. Sobre as estratégias de ensino usadas pelos professores em suas aulas apontando, os signos com maior frequência direcionam-se para aula expositiva e o uso de livros didáticos. A proposta de produto desta pesquisa configura-se em um caderno pedagógico com sugestões de experimentos construídos com material alternativo, de cunho problematizador e investigativo no intuito de contribuir com o trabalho do professor de ciências e aprendizagem dos alunos na cidade de Codó/MA.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE