???iracessibilidade???

DISCENTE: LUCIA TEREZA PINTO TUGEIRO
DATA: 22/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: O CORPO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA: uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar
PALAVRAS-CHAVES: corpo; cultura; interdisciplinaridade; formação docente; intervenção pedagógica
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa versa sobre a intermediação da corporeidade em diálogos interdisciplinares com os componentes curriculares de Arte, Educação Física e Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio, originando-se de inquietações frente à fragmentação e desvalorização ainda existentes entre os saberes e nas concepções de corpo na educação. Como problema buscou-se saber de que forma o corpo como expressão da cultura poderá favorecer a articulação das disciplinas curriculares por meio de um projeto interventivo interdisciplinar. Nesse contexto, objetivou-se investigar o corpo como expressão da cultura no favorecimento da articulação entre as disciplinas curriculares envolvidas, por meio de um projeto interventivo interdisciplinar com três docentes no Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Luís-MA. O estudo é qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, com enfoque histórico-cultural. Para coletas de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com questões abertas, antes (docentes e gestão) e após (docentes) à intervenção, e observações participantes antes e durante à intervenção. O tratamento das informações deu-se pela descrição e explicação da análise e interpretação qualitativa de Bogdon e Biklen (1994) com representação por quadros de respostas em interlocuções com teóricos que deram aporte à compreensão de corpo, expressão e cultura; no entendimento sobre interdisciplinaridade; no diálogo com formação e saberes docentes; na reflexão sobre teoria histórico-cultural, intervenção pedagógica e currículo. O texto dialoga na primeira seção com o corpo e suas possibilidades no protagonismo e na autonomia educacional, contextualizando na segunda seção sua existencialidade na interdisciplinaridade e no currículo escolar; já, na terceira seção consta a trilha metodológica da pesquisa e na quarta seção a corporeidade é desvelada em uma intervenção interdisciplinar a partir do lugar de fala das participantes e no detalhamento do produto educacional “Diálogos Corporais Interdisciplinares” que compartilha a trilha pedagógica das experiências exitosas por meio de um e-book que não pôde ser aplicado devido à pandemia do novo Coronavírus/SARS-COV-2 (COVID 19), situação embasada na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA; bem como, também será disponibilizado em um curso com a mesma titulação e ainda em processo de elaboração, pela plataforma Eskada da UEMAnet em parceria com a UEMA. O término da investigação demonstrou o quanto o corpo como expressão da cultura alicerçado pelo desvelamento e aprofundamento de estratégias didático-pedagógicas experenciadas pelas docentes participantes em uma trilha interventiva interdisciplinar, com interlocuções dialógicas coletivas, crítico-reflexivas e conscientes, apresenta grande potencialidade na articulação dos diálogos interdisciplinares e na aquisição de conhecimento, cuja relevância se encontra no estímulo contínuo de ambientes educacionais integradores e participativos com visão de totalidade e diversidade mediadora do corpo que não é propriedade de saberes curriculares específicos e muito menos um mero artefato em processos de ensino aprendizagem.
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU