???iracessibilidade???

DISCENTE: ALLISSON HENRIQUE PINHEIRO FERREIRA
DATA: 08/05/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB, BLOCO A, SALA 203 - CCSo
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: usos e propostas de intervenção no Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia. Currículo. Geografia. Ensino. Recursos
ÁREA: Educação
RESUMO: As emergentes inovações tecnológicas em todas as áreas do conhecimento trouxeram ao exercício docente a função de acompanhar os avanços e adaptá-los para a sala de aula. Assim, incorporar a tecnologia para o ensino da Geografia é uma necessidade advinda das múltiplas informações disponíveis nas mais diversas plataformas do conhecimento por meio das mídias digitais. Entretanto, o ensino de geografia enfrenta desafios na atualidade ao incorporar tecnologias, como a necessidade de capacitação dos professores e a garantia do acesso igualitário aos recursos tecnológicos. Assim, diante das ideias tratadas, realizamos o seguinte questionamento: de que forma o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação estão inseridas nas aulas de geografia? O objetivo geral deste trabalho foi investigar a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas do componente curricular geografia. A pesquisa realizada possui natureza aplicada e a etapa do trabalho de campo consistiu em uma abordagem qualitativa, desenvolvendo pesquisa com foco na análise da inserção da tecnologia nas aulas do componente curricular geografia. A ida a campo foi feita na escola Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal, por meio da aplicação de questionário aos dois professores de geografia da instituição. O produto resultante é o Caderno de Propostas Pedagógicas, concebido com o intuito de enriquecer a prática dos professores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de Geografia. Os resultados obtidos demonstram que a integração consciente e planejada de ferramentas tecnológicas enriquece significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos, promovendo maior engajamento, compreensão ampliada dos conteúdos e desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Ao incorporar as tecnologias, o professor pode tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e alinhadas com as demandas do mundo contemporâneo, pois, as tecnologias oferecem recursos que possibilitam a personalização do ensino, atendendo às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. Dessa forma, a tecnologia se mostra um recurso mediador no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS SILVA DOS SANTOS - IFMA
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA