???iracessibilidade???

DISCENTE: LEANDRO DA SILVA FERNANDES
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: O TERRITÓRIO DA VIOLÊNCIA: Análise espacial (2015-2018) dos Crimes Violentos Letais Intencionais em São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Violência; Crime; Território; Geografia; Capitalismo; São Luís.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: A violência é um fenômeno de característica eminentemente social, sendo de complexa compreensão e por isso mesmo um desafio para os estudiosos nesse assunto. Na Geografia os estudos concernentes a este fenômeno iniciam pela Cartografia no século XIX, a denominada Escola de Cartografia do Crime, e avança ainda mais no século XX com a Escola de Chicago, a partir da qual se originaram teorias para análise de crimes no espaço urbano. Contemporaneamente há diferente vieses, entre eles, o de método dialético que busca compreender o contexto da violência como resultado da desigualdade espacial combinada pelo processo de produção e reprodução do capitalismo. Assim neste trabalho se tem por objetivo compreender a distribuição espacial de crimes na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão entre os anos de 2015 a 2018. Os tipos de crimes aqui analisados são os Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal grave seguida de morte), além de análise de aspectos como educação, renda e cor associados as áreas de maior número de letalidade criminal. Aqui será apresentada uma breve reflexão teórico conceitual sobre a violência e o território, visto que este na perspectiva de uso e de relações de poder está imbricado pelo objeto de estudo aqui abordado. Serão apresentados alguns resultados como dados gerais concernentes ao número de crimes violentos, os bairros mais afetados, a faixa etária e o gênero mais vitimizados e o uso da arma de fogo como principal instrumento na prática de crimes.
Presidente - 1566001 - JULIA KATIA BORGNETH PETRUS
Interno - 2070026 - SAMARONE CARVALHO MARINHO