???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUENA DOS SANTOS SILVA

2020-09-04 11:11:35.021

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUENA DOS SANTOS SILVA
DATA: 14/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual do Mestrado em Geografia
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO MULTIFRACTAL DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS PARA O ESTUDO DE FORMAÇÕES VEGETAIS DE CERRADO NO PARQUE ESTADUAL DO MIRADOR (MARANHÃO, BRASIL)
PALAVRAS-CHAVES: Espectro de singularidade; Variabilidade de escala; Modelos matemáticos complexos; Bioma Cerrado; Variabilidade espacial.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: As mudanças da vegetação ao longo da paisagem correspondem a um fenômeno não-linear, requerendo assim, o emprego de modelos matemáticos complexos como a análise multifractal, assim a sua compreensão e entendimento. Um sistema fractal requer a existência de correlações de longo alcance, que correspondem as zonas de transição de formações vegetacionais, onde as flutuações aumentam com a escala de observação seguindo uma lei de potência. Em casos mais complexos, o comportamento dos sistemas não pode ser caracterizado por apenas um expoente de escala, ou seja, esses sinais não apresentam um comportamento monofractal simples, mas sua estrutura complexa requer o uso de diferentes expoentes de escala para diferentes partes da série. Esses processos são conhecidos como multifractais, e é necessária uma hierarquia de expoentes de escala para uma descrição completa do comportamento das flutuações. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar padrões de fitofisionomias de Cerrado por meio de imagens multiespectrais (Sentinel-2) utilizando ferramentas de análise multifractal e relacionar com eventos climáticos, no Parque Estadual do Mirador (Maranhão, Brasil). No capítulo 1 do exame de qualificação apresentamos uma aplicação da metodologia multifractal, que ademais de ter servido como treinamento para a discente, resultou em um capítulo de livro publicado; e no segundo capítulo apresentamos o material desenvolvido até o momento do projeto de dissertação, onde foram avaliadas três parcelas (5120 m x 5120 m), por meio de imagens multiespectrais e determinação do NDVI para compreensão da dinâmica dos padrões vegetacionais nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. A parcela 1 apresentou as menores diferenças no nos espectros de singularidade, enquanto que as parcelas 2 e 3 apresentaram as maiores diferenças para o espectro de singularidade, representando sistemas com maior variação, que pode ser explicado pelas formas do relevo e pela maior sensibilidade das parcelas a eventos climáticos de anos mais secos. A técnica apresenta-se promissora, e permitirá a longo prazo avaliar com maior acurácia os efeitos dos eventos climáticos sobre os padrões de fitofisionomias vegetacionais, bem como a espacialização da vegetação considerando a variabilidade de escala.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2145957 - GLECIO MACHADO SIQUEIRA
Interno - 1930549 - HELEN NEBIAS BARRETO
Externo ao Programa - 1019190 - KHALIL DE MENEZES RODRIGUES

???fimConteudo???