???iracessibilidade???

DISCENTE: LEANDRO DA SILVA FERNANDES
DATA: 17/08/2021
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O TERRITÓRIO DA VIOLÊNCIA: Análise espacial (2015-2018) dos Crimes Violentos Letais Intencionais em São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Território; Violência; Crime. Desigualdade; São Luís.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar a distribuição espacial de crimes na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, entre os anos de 2015 a 2018. Os crimes elencados foram os denominados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são: homicídio doloso; latrocínio e a lesão corporal grave seguida de morte. Os dados foram obtidos em visitas de campo realizadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), nos setores de Unidade de Estatística e Análise Criminal e do Programa Pacto Pela Paz. Para fins de representação foram elaborados mapas temáticos anuais que permitem identificar as áreas onde foram registrados os maiores números de ocorrências. Contudo, aqui se traz uma discussão para além dos números ou da cartografia apresentados, entendendo que compreender a violência e o crime na realidade ludovicense diz respeito muito mais ao processo de produção desigual do espaço desenvolvido ao longo de séculos no qual se herdou de um pretérito escravocrata e elitizado, e que combinado à falta de um planejamento que incluísse aos menos favorecidos viabilizou um processo de exclusão manifestos na materialização da cidade, no qual a criminalidade é um dos principais aspectos. Por isso, a fim de se contextualizar histórica e temporalmente os dados, se adotou como método de análise, o dialético. Doravante se parte de uma reflexão teórica entre o estudo da violência, passando brevemente por algumas de suas Escolas e como a Geografia se relaciona com este fenômeno destacando a perspectiva do Território. Em termos de escala se aborda o contexto nacional até o local, no qual se faz um breve resgate histórico até os números expressos hodiernamente elucidando as informações obtidas. Aqui também se buscaram dados complementares obtidos no Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para caracterização dos bairros mais afetados por crimes violentos, sendo essas informações: renda, educação e declaração de cor de pele. Ao se relacionar as informações com os dados de crimes se revelou ainda com maior pertinência a desigualdade espacial que fragmenta o território da capital.
Presidente - 1566001 - JULIA KATIA BORGNETH PETRUS
Externo ao Programa - 2133989 - LUIZ EDUARDO LOPES SILVA