???iracessibilidade???

DISCENTE: DEYSIELE VIANA DE OLIVEIRA
DATA: 06/09/2021
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: ATRIBUTOS E MAPEAMENTO DE SOLOS DE ALTA FERTILIDADE NO MUNICÍPIO DE TIMON-MA
PALAVRAS-CHAVES: Solos férteis. Classificação de Solos. Chernossolos. Timon – MA.
ÁREA: Geografia
RESUMO: Este relatório de Exame de Qualificação relata os resultados parciais de pesquisa que originará a dissertação e as atividades acadêmicas realizadas no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa tem por título Atributos e Mapeamento de solos de alta fertilidade no município de Timon-MA, objetivando caracterizar os atributos dos solos e classificá-los, bem como mapear as áreas com solos de elevada fertilidade química do município de Timon – MA, com ênfase aos Chernossolos. Os procedimentos adotados para a realização da pesquisa foram a revisão de literatura, o trabalho de campo e o mapeamento por meio do uso de técnicas de Geoprocessamento e sensoriamento remoto auxiliado SIG Spring (versão 4.3.3) e QGIS 2.8. Os resultados obtidos até o momento na pesquisa foram: organização da revisão de literatura, realização de trabalho de campo para reconhecimento da mancha de Chernossolo e de outros solos férteis em Timon, coleta e caracterização morfológica de 05 perfis, coleta de 26 amostras deformadas em topossequência para a realização de outras análises que sustentaram a confirmação da existência de Chernossolos em Timon e elaboração de mapas para a localização das manchas de solos férteis e de atributos geoambientais e socioeconômicos deste município.
Interno - 2326833 - JOSE AQUINO JUNIOR
Presidente - 1698421 - MARCELINO SILVA FARIAS FILHO