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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIGIÉRIA ALVES DOS SANTOS

2021-11-01 11:25:50.396

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIGIÉRIA ALVES DOS SANTOS
DATA: 30/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO PALMEIRAL VIETNÃ EM ESPERANTINÓPOLIS-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Território. Ensino de Geografia. Questão agrária.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: Nas últimas décadas a Educação do Campo vem se constituindo como um campo de estudo que abarca questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem nos espaços rurais. Dessa forma, a mesma vem construindo seu percurso apresentando aos sujeitos do campo novos elementos para repensarmos a educação e rompermos o paradigma tradicional de uma educação voltada para o mercado de trabalho e para o capital. Ao mesmo tempo, o papel do ensino de geografia na educação do campo traz inúmeras contribuições na formação dos sujeitos, observando o seu próprio território, contribuindo com a Educação do Campo, pois ela auxilia “[...] para que se encontrem, se organizem e assumam a condição de sujeitos e da direção dos seus destinos” (CALDART, 2004, p. 149), pensando o espaço camponês a partir de sua própria realidade, observando que a Geografia, como disciplina escolar, assume um papel importante na formação dos sujeitos e na compreensão dos processos ligados às questões de campesinato, ensino de geografia e reforma agrária, sendo necessário pensar a educação do campo a partir de uma abordagem crítica, onde a Geografia possa contribuir efetivamente para o crescimento intelectual dos povos do campo, pensando os saberes territoriais a partir de suas experiências de vivências no próprio campo. Dessa forma a presente pesquisa utiliza-se de dados a partir das experiências da educação do campo e o ensino de geografia nas escolas do Assentamento Palmeira/Vietnã em Esperantinópolis-MA. O objetivo principal dessa pesquisa é refletir acerca das experiências da educação do campo no assentamento P.A Palmeiral Vietnã, trazendo o paradigma da educação do campo e o ensino de geografia no processo de territorialização dos grupos camponeses. A área de estudo está localizada na mesorregião centro maranhense, na microrregião do Médio Mearim, no município de Esperantinópolis-MA. O PA foi resultado de lutas de camponeses que no período passaram a enfrentar grandes fazendeiros que se apropriaram das terras (IPEA, 2016). Ele foi criado em 1992 (sua obtenção foi em 1988) e conta com 2.194,4997 ha, com capacidade para 180 famílias e tendo ao todo, segundo informações de documento do INCRA, 179 famílias cadastradas (INCRA, 2021). A escolha do método é importante à medida que nos dá um direcionamento na leitura da realidade. Assim, o método da dialética é utilizado aqui à medida que nos ajuda a pensar a realidade enquanto totalidade concreta, assim como Karel Kossik (2011), apoiado na leitura marxista, nos ajuda. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa, realizamos uma revisão da bibliografia, buscando categorias como educação do campo, território e campesinato, para proceder a reflexão que coloca a educação no seio da questão agrária. Ao mesmo tempo, realizamos uma busca de dados no caderno de conflitos da Comissão Pastoral da Terra, nos Relatórios de execução de projetos de educação do campo no Estado do Maranhão, do convênio PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA, em que coletamos dados das escolas, egressos, municípios, etc. e ainda busca e análise de dados do Censo Escolar das instituições de ensino do referido campo de pesquisa e busca de informações com levantamento de dados acerca do ensino de geografia nessas escolas, para melhor compreensão do objeto de estudo dessa pesquisa. os resultados iniciais nos apresentam dados relevantes sobre a estrutura das escolas nas comunidades do assentamento, bem como os níveis de desenvolvimento educacional que se apresentam, observando que as experiências de educação do campo podem colaborar diretamente na
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2070094 - MARCOS NICOLAU SANTOS DA SILVA
Externo ao Programa - 3250448 - ROBERTA MARIA BATISTA DE FIGUEIREDO LIMA
Presidente - 2018917 - SAVIO JOSE DIAS RODRIGUES
Interno - 2250583 - ZULIMAR MARITA RIBEIRO RODRIGUES

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