???iracessibilidade???

DISCENTE: RICHARD OLIVEIRA JARDIM
DATA: 29/11/2021
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE A DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 E AS DINÂMICAS DAS INTERAÇÕES ESPACIAIS NO ESTADO DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Disseminação e distribuição da Covid-19; Interações espaciais; Estado do Maranhão
ÁREA: Geografia
RESUMO: No último ano (2020-2021), o mundo passou e ainda passa pelo grave problema da pandemia da Covid-19. A rápida disseminação da doença, por vários países, teve como principal indutor a circulação de pessoas e mercadorias, diante do cenário de uma economia globalizada (SILVEIRA, 2020). O objetivo deste trabalho é avaliar a disseminação da Covid-19, bem como óbitos nos 217 municípios do estado do Maranhão, confrontando com as dimensões infraestrutura, econômica, saúde e educacional no período de março de 2020 a março de 2021. O estado do Maranhão possui uma área de 331.983 km², oitavo com maior extensão territorial do Brasil e o segundo maior do Nordeste. O Estado possui 217 municípios divididos em cinco mesorregiões (IBGE, 1997), sendo o estado com o menor percentual populacional vivendo em cidades. De acordo com o IBGE, a população estimada em 2019 era de 7.075.181 habitantes e a densidade populacional era de 19,81 habitantes / km², destes 4.147.149 residem na zona urbana. Esta pesquisa aplica as metodologias: Quanto a natureza da pesquisa, optou-se por descritiva e exploratória; com abordagem analítica dos dados quantitativos e qualitativos; apoiado em teorias do materialismo histórico dialético. Para a realização da pesquisa, utilizou-se dados secundários que foram coletados na plataforma “Painel da Covid19” da Secretaria da Saúde do Estado do Maranhão, para os casos de Covid-19 e os dados socioeconômicos, infraestrutura e demográficos, foram obtidos ora através do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), na plataforma do Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado do Maranhão, ora no portal do IBGE e ora no Atlas do Desenvolvimento Humano. Para compreender a distribuição dos casos, foram confeccionados mapas por intervalos de tempo que variaram de acordo com o número de casos notificados, a saber: os seis primeiros meses (março a agosto de 2020), que corresponde ao que denominamos de primeira onda; os cinco meses seguintes (setembro de 2020 a janeiro de 2021) que corresponde ao período de declínio no número de casos notificados e óbitos; os meses de fevereiro e março de 2021, que corresponde ao período o qual completa 1 ano de notificações no Brasil e Maranhão, utilizando o software Qgis 3.18.2, vulgo Zürich. Para efeitos de melhor visualização da distribuição espacial, a indicação e a confecção de mapas coropléticos foram produzidos, através dados vetoriais disponibilizados pelo IBGE, no ano de 2020. A vulnerabilidade socioespacial, foi feita através do Índice de Privação Social proposto por Faria et al (2020), o qual faz uma avaliação multicritério. Para correlação das variáveis escolhidas para esta pesquisa, foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson, pois se trata da média do grau de correlação linear entre duas variáveis quantitativas no intuito de identificar variáveis correlacionadas, para que as análises não se apresentem de forma redundante (CRESPO, 2004). Realizou-se uma revisão da bibliografia, buscando compreender alguns conceitos como a Covid-19, distribuição e difusão especial em eventos epidemiológicos, análises espaciais e uso do geoprocessamento, panorama global da pandemia da Covid-19 no mundo e Brasil e a vulnerabilidade do território maranhense. As primeiras constatações do trabalho trazem informações sobre: 1. A relação entre a hierarquia urbana e a centralidade por meio da malha rodoviária para compreensão da chegada e difusão do vírus, identificando as portas de entrada do vírus; 2. As relações intermunicipais, malha viária e densidade demográfica como um difusor da Covid-19; 3. Se vulnerabilidade a partir do índice de privação social intensifica o contágio com Sars-coV-2?
Presidente - 1566001 - JULIA KATIA BORGNETH PETRUS
Externo à Instituição - MAGNO VASCONCELOS PEREIRA JUNIOR - UEMA