???iracessibilidade???

TÍTULO: MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE CHERNOSSOLOS NO MUNICÍPIO DE TIMON-MA
PALAVRAS-CHAVES: Solos Férteis. Chernossolos. Caracterização de Atributos
ÁREA: Geografia
RESUMO: O conhecimento sobre o solo é imprescindível quando sua utilização está em pauta, pois este recurso natural é utilizado para uma infinidade de atividades voltadas a suprirem as necessidades humanas. No entanto, é notório o desconhecimento quanto ao potencial produtivo e sua aptidão, pois frequentemente notam-se prejuízos causados pela má gestão e utilização, especialmente quando os solos são férteis. Esta pesquisa objetivou a caracterização e o mapeamento de Chernossolos no município de Timon (MA), solos de ocorrência restrita e recentemente identificados no Estadod o Maranhão. A metodologia ancora-se na abordagem Geossistêmica, com procedimentos metodológicos pautados em a revisão de literatura, trabalho de campo, gabinete e de laboratório. Em campo, foram escavadas trincheiras em topossequência e os solos foram descritos, conforme prodecimentos do Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2015) e critérios estabelecidos pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SANTOS et al, 2018). Também foram coletadas 13 amostra indeformadas com profundidade de 0-0,20 m visando-se a compreensão da variabilidades dos atributos dos solos e a sua distribuição na área analisada. A pesquisa permitiu constatar a existência da classe dos Chernossolos Háplicos, Rêndzicos, Ebânicos. A mancha de Chernossolos correponde à 23.28 km² ou 1,32% da área total do municipio de Timon. Mancha pequena em relação as demais, porém, seu potencial está na alta fetilidade; comprovada nas análises químicas ao apresentar valores > que 65% de saturação por bases com valor V% mínimo de 95.8%, e máximo de 98,5% e maior valor para pH de 7.7. Os teores de Ca são levados, com média de 18 cmol.dm-³, considerando todos os perfis, o que explica a inexistência de Al nas amostras analisadas, indicando o baixo grau de intemperismo dos solos. Amostras em topossequência demonstraram grande variabilidade de atributos, o foi contadados por CV altos e muito alto, sendo o K a variável mais heterogênea e o pH, aquela com menor variação. Os solos apresentam fertilidade natural elevada, mas pequena profundidadeelevada pedregosidade e rochosidade, o que limita seu potencial de uso. Os solos locais, se bem manejados, podem garantir produção significativa e ampliar o abastecimento local, garantido trabalho e renda à população.
Interno - 2326833 - JOSE AQUINO JUNIOR
Presidente - 1698421 - MARCELINO SILVA FARIAS FILHO