???iracessibilidade???

DISCENTE: LIGIÉRIA ALVES DOS SANTOS
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Geografia
TÍTULO: QUESTÃO AGRÁRIA E AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO PALMEIRAL VIETNÃ EM ESPERANTINÓPOLIS-MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Esperantinópolis-MA. Questão agrária. Território.
ÁREA: Geografia
RESUMO: O objetivo principal dessa pesquisa é refletir acerca da questão agrária e as experiências da educação do campo no assentamento P.A Palmeiral Vietnã, trazendo este paradigma no processo de territorialização dos grupos camponeses. Apresentamos uma discussão teórica sobre a questão agrária no Maranhão, trazendo contribuições relacionadas à estrutura agrária do estado, bem como discutindo os conflitos, com a finalidade de perceber como o contexto camponês na educação do campo. Para tanto, busca-se apoio teórico metodológico na perspectiva do método dialético, à medida que nos ajuda a pensar a realidade enquanto totalidade concreta, assim como Karel Kossik (2011), apoiado na leitura marxista, nos ajuda. Utilizando-se de pesquisa qualitativa, com a realização de revisão da bibliografia, buscando categorias como educação do campo, território e campesinato, movimentos sociais, para proceder a reflexão que coloca a educação no seio da questão agrária. Buscamos dados no caderno de conflitos da Comissão Pastoral da Terra, nos Relatórios de execução de projetos de educação do campo no Estado do Maranhão, do convênio PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. Realizou-se ainda pesquisas de campo, com aplicação de questionários aos professores e gestores de escolas das comunidades Palmeiral, Centro do Coroatá e Bom Princípio, que constituem o campo dessa investigação, bem como realização de entrevistas com moradores líderes das comunidades e também estudantes egressos dos projetos de formação em educação do campo desenvolvidos na região. As categorias de Educação do Campo e Território se conectam na produção da questão agrária do país, assim, depreendendo que os projetos de educação do campo implantados foram conquistas dos movimentos sociais, dessa maneira, um marco para a educação do campo, o PRONERA, no município de Esperantinópolis, deve ser analisado no conjunto da luta camponesa. Dessa maneira, o papel dos movimentos sociais e a territorialização camponesa no município de Esperantinópolis-MA se torna importante a medida que coloca estes sujeitos como protagonistas das conquistas e que tem a educação do campo como estratégica. Dessa forma, a presente pesquisa utiliza-se de dados a partir das experiências da educação do campo nas escolas do Assentamento Palmeira/Vietnã em Esperantinópolis-MA.
Presidente - 2018917 - SAVIO JOSE DIAS RODRIGUES
Interno - 2250583 - ZULIMAR MARITA RIBEIRO RODRIGUES