???iracessibilidade???

DISCENTE: SERGIO DA SILVA DE ARAUJO
DATA: 22/08/2022
LOCAL: Sala de Aula - PPGGEO
TÍTULO: A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: uma percepção por meio de Livros Didáticos e da Base Nacional Comum Curricular.
PALAVRAS-CHAVES: Questões Ambientais. Pesquisa Documental. Resíduos Sólidos.
ÁREA: Geografia
RESUMO: Das problemáticas vividas na atualidade, pode-se dizer uma delas está relacionada as questões ambientais, o ser humano cada vez mais intervém de maneira intensa no ambiente, com isto temos consequências catastróficas, a produção em larga escala, o consumo e grande produção industrial e o posterior descarte inadequado de resíduos no ambiente somam para o aumento da problemática ambiental. Dessa forma este trabalho tem como objetivo analisar a temática resíduos sólidos na BNCC e no Livro Didático de Geografia do Ensino Fundamental, ao passo que na pesquisa de fato iremos constatar se realmente este conteúdo apresenta-se no documento oficial e no material didático, e se o livro apresenta as habilidades e competências tais como são exigidas pela BNCC. Nesta pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa mediante investigação documental e bibliográfica. Para o momento inicial foi feito a revisão de literatura, sendo utilizado, assim, a pesquisa bibliográfica, para a análise do documento normativo a BNCC e os livros didáticos é utilizado a pesquisa documental, optou-se dessa forma ao perceber que uma única abordagem não daria conta da demanda, e que para cada momento da pesquisa foi utilizado a abordagem que mais se adequa.. Os resultados obtidos até o momento deram-se em revisão de literatura em livros, artigos, teses e dissertações, depois foi feita a análise da BNCC, de forma geral e depois na parte que trata dos resíduos sólidos dessa forma foram escolhidas duas coleções contendo ao todo oito exemplares de livros didáticos que, nessas desenvolveram-se sendo analisadas a questão dos resíduos sólidos bem como a relação com a BNCC.
Presidente - 1090352 - MARCIO JOSE CELERI
Externo ao Programa - 1127174 - RONALDO BARROS SODRE