???iracessibilidade???

DISCENTE: SERGIO DA SILVA DE ARAUJO
DATA: 22/11/2022
LOCAL: Sala do Mestrado-PPGGEO
TÍTULO: A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: uma percepção por meio de Livros Didáticos e da Base Nacional Comum Curricular.
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Sólidos. Livro Didático. Geografia. BNCC.
ÁREA: Geografia
RESUMO: Das problemáticas vividas na atualidade, uma delas é de ordem ambiental, impulsionada pela grande geração, e o consumo desenfreado de produtos, com posterior descarte ambientalmente inadequado dos Resíduos Sólidos (RS), estes tipos de atitudes advém com o crescimento da produção industrial, o consumismo, a obsolescência programada e o posterior dispêndio inadequado de RS no ambiente somando para o aumento da problemática ambiental e empreendendo consequências catastróficas a qualidade de vida. Logo, este estudo promoveu a análise da temática dos RS na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Livro Didático de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, dois elementos educacionais que estão inseridos e intervém significativamente onde os alunos aprendem conhecimentos essenciais que levarão para a vida. O método utilizado nesta pesquisa foi o Materialismo Histórico e Dialético, mediante abordagem qualitativa e com investigação documental e bibliográfica. Inicialmente foi realizado a revisão de literatura, sendo utilizado, assim, a pesquisa bibliográfica e para a análise do documento normativo da BNCC e os livros didáticos é utilizado a pesquisa documental, a qual, optou-se dessa forma ao perceber que com uma única abordagem seria mais difícil chegar aos objetivos propostos, e que para cada momento da pesquisa foi utilizado a abordagem que mais se adequa. Para tanto, os procedimentos metodológicos sucederam-se por intermédio da revisão de literatura em livros, artigos, teses e dissertações, em seguida a análise da BNCC, de forma geral e depois concentrada na questão dos RS, concomitante à verificação apreciada de duas coleções contendo ao todo oito exemplares, sendo canalizada a investigação da presença do conteúdo dos RS, em relação com que com o apresentado na BNCC. Como resultados obtidos, esta pesquisa aponta que em relação a BNCC em que trata o período escolar do sexto (6o) ao nono ano (9o) nas competências e as habilidades não existem palavras que remetam diretamente a temática dos RS, muito embora, seja muito sugestivo, que seja trabalhado dentro dos temas ambientais e problemáticas socioambientais, ou seja, a temática não se apresenta nesta etapa escolar como sendo um conteúdo relevante, também em relação ao livro didático o que se observou é que esta temática se apresenta como elemento subjacente causador de problemas aos recursos hídricos, solos, e a sociedade urbana, deste modo ele é apresentado como um elemento sem destaque algum nos anos finais do ensino fundamental.
Externo à Instituição - LIZ CRISTIANE DIAS - UFPel
Presidente - 1090352 - MARCIO JOSE CELERI