???iracessibilidade???

DISCENTE: BRUNA KAROL DE SOUSA QUIRINO MOREIRA
DATA: 16/11/2023
LOCAL: Sala do PPGGEO
TÍTULO: ANÁLISE DE ANOMALIAS NA REDE DE DRENAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BALSAS, MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Anomalias de drenagem; Estrutura geológica; Bacia hidrográfica do rio Balsas; Maranhão.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
RESUMO: As anomalias de drenagem correspondem a discordâncias locais dos padrões da drenagem que indicam desvios topográficos, decorrentes principalmente, de processos morfoestruturais e morfotectônicos. A compreensão sobre o contexto geomorfológico, geológico e tectônico dentro de uma bacia hidrográfica, são primordiais para os estudos acerca dos efeitos das deformações na crosta e dos processos morfogênicos que atuam na configuração da rede de drenagem. Esta pesquisa, busca investigar a influência morfotectônica e morfoestrutural no arranjo de canais da bacia do rio Balsas, localizada na Mesorregião Sul do estado do Maranhão, a partir da identificação e análise de anomalias de drenagem. A bacia do rio Balsas situa-se na Bacia Sedimentar do Parnaíba, compreendendo uma área de aproximadamente 25.600 km2, com poligonal em formato alongado na direção SW-NE. A pesquisa foi desenvolvida com base na abordagem teórica e metodológica geossistêmica, a técnica foi apoiada no geoprocessamento a partir da manipulação de dados de sensoriamento remoto em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, onde foram utilizados: Modelo Digital de Elevação do projeto TOPODATA/INPE (2008), com resolução de 30 m, imagens do satélite RapidEye, de 2011, com resolução de 5 m, além de dados vetoriais adquiridos por meio de órgãos oficiais e de processo de vetorização manual. Variáveis geomorfológicas da bacia e da rede de drenagem, bem como, índices morfométricos, foram aplicados para a análise de anomalias geomórficas nos canais, no intuito de investigar evidências de controle estrutural e/ou tectônico. Os índices morfométricos aplicados foram: Densidade de Drenagem (Dd), Densidade Hidrográfica (Da), Declividade Média da bacia (Dm), Fator de Simetria Topográfica Transversal (FSTT), Fator de Assimetria de bacia da drenagem (FABD), Relação Declividade e Extensão - RDE e elaboração de Perfis Topográficos no processo de análise da evolução geomorfológica da área de estudo. A subdivisão da bacia do Balsas em sub-bacias foi realizada para melhor compreensão das diferenciações locais durante a análise dos parâmetros morfométricos. Os resultados de FSTT e FABD mostram influência tectônica na bacia do Balsas, que possui um nível de basculamento moderado, provocando um deslocamento do rio principal para a margem direita, de forma mais acentuada no médio curso. Na sub-bacia do riacho Coité foram encontrados os maiores índices de assimetria, expressando alto basculamento que migra o canal principal para a margem esquerda em relação ao eixo central da sub-bacia. A Dd da área total da bacia do Balsas foi de 0,59 km/km2, a Dh é 0,18 canal por km2, sendo consideradas mediana Dd e baixa Dh. A Dm identificada na bacia do Balsas coincide com a predominância dos relevos suavemente ondulado e plano, somando quase 80% da superfície da bacia. A Dm encontrada está associada principalmente a extensas áreas planas em topos de chapadas cujas bordas apresentam expressivas zonas de escarpas que atingem declividade superior a 75%. A aplicação do índice RDE evidenciou grande densidade de rupturas de declive indicativas de anomalias de primeira ordem na sub-bacia do Balsas II, Neves e Cocal, respectivamente. A partir da análise da evolução geomorfológica da bacia foi possível levantar a hipótese de ocorrência de capturas fluviais, onde a bacia do Balsas possivelmente capturou drenagem da bacia do rio Itapecuru e teve canais e áreas incorporadas à bacia do rio Tocantins.
Interno - 032.772.673-34 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA
Presidente - 1930549 - HELEN NEBIAS BARRETO