???iracessibilidade???

DISCENTE: HELEN NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 20/03/2024
LOCAL: SALA DO PPGGEO
TÍTULO: PROCESSOS DENUDACIONAIS E A EVOLUÇÃO DO RELEVO DO ALTO CURSO DA BACIA DO RIO ITAPECURU, MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Geomorfologia; Evolução do relevo; Transporte Fluvial; Bacia hidrográfica; Maranhão.
ÁREA: Geografia
RESUMO: Essa pesquisa apresenta os resultados parciais desenvolvidos ao logo dos anos de 2022 e 2023. Tem como objetivo principal geral caracterizar os processos denudacionais e a evolução do relevo de parte do alto curso da bacia hidrográfica do rio Itapecuru, no estado do Maranhão, por meio de uma análise integrada da litologia, do arcabouço estrutural, da configuração do relevo e hidrografia. Para construção dessa pesquisa, busca-se seguir o método hipotético-dedutivo, analisar qualitativamente as formas do relevo e dos padrões de drenagem, e quantitativamente através dos índices morfométricos e análise granulométrica dos sedimentos fluviais. A pesquisa segue pela análise espacial associada à utilização de técnicas de geoprocessamento, além de análises laboratoriais e estatísticas das amostras de sedimentos. Até o momento atual, os dados mais relevantes mostraram que a contribuição do fator estrutural na evolução dos cursos d’água, demonstram a obediência dos canais fluviais às estruturas, que se ajustam aos lineamentos estruturais, como demonstra a direção e forma da rede de drenagem. Os dados dos sedimentos apresentaram um predomínio das classes granulométricas areia fina, areia média e areia grossa nos pontos amostrados, o que pode estar associado ao substrato geológico da região de estudo, por se tratar da região da bacia sedimentar do Parnaíba. O próximo passo consistirá na aplicação no índice de rugosidade, apresentação dos perfis longitudinais e RDE, para serem apresentados de forma conjunta e complementar ao capítulo que trata da dinâmica fluvial dos tributários e suas contribuições na evolução de relevo, no final do trabalho. Espera-se que os dados extraídos nessa pesquisa possam trazer esclarecimentos sobre a configuração geomorfológica, esclarecendo o quadro evolutivo do relevo e da rede de drenagem, podendo servir como subsídio para futuras pesquisas que discutem sobre a Geomorfologia do estado do Maranhão.
Interno - 032.772.673-34 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA
Externo ao Programa - 1193261 - EDILEA DUTRA PEREIRA