???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO: ALINE MONTENEGRO LEAL SILVA

2023-06-22 08:15:59.102

Uma banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE MONTENEGRO LEAL SILVA
DATA: 05/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/pwu-yuet-jur
TÍTULO: Cluster Interpretation Approach based on Standard Deviation to Improve Values Range Specifity in Automatic Data Labeling
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem de inferência; faixa de valores dos atributos; rotulação; desvio padrão; interpretação dos grupos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: O aprendizado de máquina é uma técnica relevante de reconhecimento de padrões por meio da detecção de correlações entre os dados. Em se tratando de aprendizado não supervisionado, os grupos formados a partir dessas correlações podem receber um rótulo, que consiste em descrevê-los em termos de seus atributos mais relevantes e suas respectivas faixas de valores para que sejam compreendidos automaticamente. Nesse trabalho de pesquisa, esse processo é intitulado de rotulação. Entretanto, um desafio para os pesquisadores é estabelecer o número ótimo de grupos que melhor representa a estrutura subjacente dos dados submetida ao agrupamento. Esse número ótimo pode variar dependendo do conjunto de dados e do método de agrupamento utilizado e influencia no processo de clusterização dos dados e consequentemente na interpretabilidade dos grupos gerados. Portanto, essa pesquisa tem o intuito de fornecer uma abordagem de inferência da quantidade de clusters a ser utilizada no agrupamento, com base em faixa de valores dos atributos, seguida de uma rotulação automática de dados para maximizar a compreensão dos grupos obtidos. Essa metodologia foi aplicada a seis bases de dados e os resultados mostram que ela contribui para a interpretação dos grupos, uma vez que gera rótulos mais precisos.
Presidente - 628.763.923-72 - ANDRE MACEDO SANTANA
Interno - 579.300.403-30 - KELSON RÔMULO TEIXEIRA AIRES