???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ALANA DE ARAUJO OLIVEIRA MEIRELES TEIXEIRA

2023-10-29 19:34:51.431

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA DE ARAUJO OLIVEIRA MEIRELES TEIXEIRA
DATA: 17/11/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Uma Metodologia Baseada em Estilos de Aprendizagem para Recomendação e Adaptação de Recursos Educacionais
PALAVRAS-CHAVES: Análise de Aprendizagem; Estilos de Aprendizagem; Ambientes Virtuais de Aprendizagem
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: A evolução da educação no contexto digital trouxe consigo desafios e oportunidades inéditas. No centro desses desafios está a necessidade de reconhecer e atender as individualidades dos aprendizes em ambientes que muitas vezes são vastos e heterogêneos. Este trabalho se concentra em entender e explorar a relevância dos estilos de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Em uma abordagem tríplice, este trabalho aborda: (i) A recomendação de conteúdo personalizado baseada em estilos de aprendizagem – visando otimizar a experiência educacional tanto para educadores quanto para alunos; (ii) A adaptação da interface de AVAs – propondo alterações que personalizam a experiência de aprendizado com base nos estilos individuais de aprendizagem do aluno; (iii) A investigação empírica da influência dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico. Um estudo de caso em um curso autoinstrucional de Odontologia revelou que o desempenho dos alunos estava significativamente correlacionado com a compatibilidade entre seus estilos de aprendizagem e o design pedagógico do curso. Estas descobertas reforçam a ideia de que, para maximizar a autonomia e eficácia da aprendizagem online, é essencial considerar os estilos de aprendizagem individuais dos alunos. Ao fazer isso, podemos avançar em direção a um paradigma educacional que não apenas reconhece a diversidade dos aprendizes, mas também se adapta a ela.
Presidente - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Interno - 1930277 - DAVI VIANA DOS SANTOS